A cozinha

Tipos e tipos de espremedores

Como você já entendeu, juicers são diferentes. Em particular, existem três espécies principais, e essas, por sua vez, já estão divididas em sua categoria. E agora falaremos brevemente, mas informativamente, sobre cada um deles. E começaremos com os modelos mais comuns - centrífugos.

Espremedores Centrífugos

Eles são chamados assim, porque o suco é espremido neles graças a forças centrífugas. Seu design é simples: existe uma centrífuga no interior - um disco com filtros nas laterais. Quando ativado, esse disco gira a uma velocidade muito alta (de 10 a 40 mil rotações por minuto) e há facas em sua superfície. Assim que uma fruta ou vegetal entra neste disco, ela é moída em purê de batatas, que, por sua vez, é pressionada contra as paredes do filtro por forças centrífugas (devido à rotação muito rápida). O filtro passa líquido (isto é, suco), mas não o bolo. Em seguida, o suco já espremido é coletado em um recipiente, após o qual está pronto para o consumo.

Modelos deste tipo têm uma característica: ao espremer suco, aquecem, o que não é muito bom. Em primeiro lugar, o suco quente e aquecido não é muito saboroso e, em segundo lugar, durante o processo de extração, ocorre uma reação de ferro e oxigênio, devido à qual a oxidação é realizada. Não há nada errado com o suco oxidado, mas, ao mesmo tempo, tem uma tonalidade turva e um sabor específico (alguns até gostam). Isto é especialmente verdade para o suco de maçã, porque são maçãs que contêm muito ferro.

Os espremedores centrífugos vêm em dois tipos: com um separador cônico e cilíndrico. Modelos com um separador cônico jogam o bolo em um recipiente separado, facilitando a limpeza do espremedor. Depois de receber o suco usando um espremedor com um separador cilíndrico, o bolo permanece dentro da estrutura, o que complica o processo de lavagem. No entanto, estes últimos (com um separador cilíndrico) produzem mais suco da mesma quantidade de frutas, portanto são melhores, embora menos convenientes em termos de facilidade de uso.

A desvantagem de tais modelos é que (além da oxidação rápida) também é um grande nível de ruído; portanto, ao escolher, verifique as características do ruído na documentação. Se o ruído estiver entre 30 e 45 dB, isso é normal.

Espremedores de parafusos

Este é o segundo tipo de modelo menos popular. Aqui, a tecnologia e o design são fundamentalmente diferentes: o suco é extraído usando parafusos, não uma centrífuga.

Podemos dizer que, entre esses dois tipos de modelos para a produção de suco, há uma verdadeira guerra pela liderança de mercado e, portanto, ...

Esses modelos têm uma potência muito menor (200-300 watts versus 800-1000 watts), mas não têm desempenho inferior. Eles são menos barulhentos, pode-se dizer até silencioso, e maneiras de obter suco de frutas com sementes e ervas (típico para alguns modelos). É geralmente impossível tentar espremer suco de frutas com sementes em modelos centrífugos, porque isso pode danificar o disco e entupir o filtro severamente.

Outra vantagem característica dos dispositivos de parafuso é o contato muito menor do suco com o ar durante sua extração. Além disso, ele não aquece, devido ao qual as propriedades úteis do produto são preservadas. E como há menos contato com o ar, o suco oxida muito mais lentamente, mas dizer que a oxidação não ocorre, é claro, é impossível.

Tudo parece simplesmente fabuloso, até que se trata das deficiências desses modelos. O primeiro deles é a escolha limitada de produtos. Por exemplo, você não pode obter suco de maçãs de notas suaves. Você acaba de purê de batatas (bem, ou comida de bebê) em vez de suco puro. Obviamente, esse suco será mais devido ao conteúdo do bolo. Portanto, se você planeja escolher um espremedor para maçãs de variedades duras, que você não pode contar em seu jardim, pode parar no modelo de parafuso. E se você pretende obter suco de variedades suaves, compre espremedores centrífugos.

Por tipo de projeto, os dispositivos de parafuso são: vertical, horizontal. Estes últimos são muito específicos, espremem muito bem o suco de vários verdes e grãos, mas não conseguem obter suco de frutas ou legumes. É melhor ter um modelo vertical em casa, porque é mais universal.

Espremedores de citrinos

Tudo está claro com o nome aqui - esses dispositivos destinam-se a espremer suco de laranjas, limões etc. Os modelos cítricos comuns têm um desempenho ruim; portanto, é melhor ter dois tipos de espremedores em casa:

  1. Frutas cítricas
  2. Universal (parafuso ou centrífuga).

Por design, eles não são muito diferentes um do outro. A única coisa: alguns têm uma tampa para fixar e recortar a fruta, outros não (aqui você deve pressionar a fruta no cone rotativo com as mãos).

Isso é tudo. Não pode haver nada complicado em termos de escolha de um espremedor. Finalmente, gostaríamos de recomendar modelos centrífugos para você - eles são mais universais que os outros.

Elétrico

Tais dispositivos são acionados por um motor elétrico alojado no alojamento. A participação humana é mínima e limitada:

  • guia do produto
  • poder sobre
  • se necessário, empurrando os produtos com um empurrador,
  • serviço após operação.

A energia fornece a eles uma velocidade relativamente alta, a capacidade de processar rapidamente grandes volumes. Mas eles:

  • aquecer e exigir interrupções frequentes no trabalho,
  • frequentemente falham devido a problemas no motor,
  • consomem eletricidade, o que significa que eles exigem custos pequenos, mas adicionais.

Mão

Impulsionado pela força física do homem. Eles não diferem no alto desempenho, a rotação ocorre lentamente, principalmente quando se trabalha com um grande número de produtos. A falta de acionamento elétrico não permite deixar o mecanismo funcionando e resolver outros problemas. No entanto:

  • o proprietário desse modelo não precisa pagar uma taxa adicional pelo consumo de eletricidade,
  • prensagem a frio permite salvar as propriedades benéficas de frutas e legumes processados,
  • o dispositivo não faz barulho
  • fornece uma rotação melhor.

Uso doméstico

Amplamente representado no mercado em uma ampla variedade de opções. Projetado para o uso diário em casa. Projetado para uma família urbana média de três a quatro pessoas. Pode ser usado para processar frutas coletadas em uma pequena cabana de verão. A um custo acessível para o comprador médio médio. Inadequado para processar produtos na escala necessária para serviços de alimentação ou produção industrial.

Nomeação

Na maioria dos casos, os espremedores domésticos são posicionados como universais. No entanto, a designação declarada pelo fabricante nem sempre é suportada pelas especificações técnicas relevantes. Por exemplo, dispositivos de baixa potência não funcionarão bem com frutas sólidas. Como parte dessa classificação, eles são divididos em dispositivos para:

  • frutas cítricas
  • processamento de frutos sólidos,
  • frutas de caroço.

Vagões

Estes são dispositivos poderosos, de várias velocidades, com ampla funcionalidade. Eles lidam facilmente com frutas de qualquer tipo. Dependendo do número de bicos, eles podem regular o volume de espuma e polpa, cortá-los completamente, desempenhar as funções de um moedor de carne, produzir salsichas ou macarrão caseiro.

Eles se distinguem pela alta qualidade de rotação e aumento da produtividade. Mas, ao custo de tais dispositivos, são caros e nem sempre correspondem às capacidades orçamentárias da maioria dos consumidores.

Fabricantes

A origem do espremedor e sua marca não pertencem aos motivos de classificação. Mas, ao escolher, esse parâmetro não é menos importante que a potência ou uma lista de funções. Uma marca reconhecida permite contar com desempenho e durabilidade de alta qualidade do dispositivo. Ele promete economizar dinheiro durante a operação, use sem quebras frequentes e entre em contato com os centros de serviços.

Entre os fabricantes desses dispositivos, os produtos mais populares são:

  • Bosch alemão
  • Holandês Philips
  • Mulinex francês,
  • Kenwood britânico
  • Panasonic japonesa.

Dos fabricantes dos países da CEI, uma boa reputação tem:

  • MEZ da Bielorrússia com o seu Rossoshanka,
  • "Netuno" russo com o mesmo espremedor,
  • "Instrumento de espectro" russo.

A lista pode ser continuada, mas essas marcas são suficientes para selecionar o dispositivo necessário que seja perfeitamente adequado ao objetivo, às características de desempenho preferidas e às capacidades do orçamento familiar.

Para citros

Se você quiser beber frutas frescas apenas de frutas cítricas, esse dispositivo será muito útil. O bico em forma de cone, acionado por um motor, espreme suco de laranja e toranja com facilidade.

As vantagens dos dispositivos incluem:

  1. Facilidade de uso - basta lavar e cortar a fruta através dos lóbulos. Não há necessidade de limpar ou remover ossos.
  2. Tem dimensões modestas e não ocupa muito espaço.
  3. Funciona silenciosamente, para que você possa usá-lo sem riscos para acordar toda a família.
  4. Eles são baratos.

A desvantagem desta unidade é que eles não são adequados para outras frutas e só podem processar frutas cítricas.

Potência e velocidade

As características de potência e velocidade variam significativamente, dependendo dos recursos de design do espremedor elétrico:

  1. Os dispositivos universais são os mais poderosos: 250 - 2.000 watts. E a taxa de produção de suco é muito alta entre 10.000 e 13.000 rpm.
  2. Os dispositivos de parafuso são muito mais "modestos" a esse respeito. Sua potência não excede 150 - 250 W e a velocidade é de 50 - 800 rotações.
  3. Os agregados para citros são ainda mais econômicos: 30 - 160 watts. Embora eles não precisem de altos custos de energia devido ao fato de que os cítricos são muito suculentos em si mesmos e é fácil obter líquido deles sem aplicar esforços titânicos.

Muitas máquinas são equipadas com a mesma velocidade de rotação, mas existem modelos em que seu número chega a 9 e podem ser alteradas dependendo do desejo do proprietário e dos frutos utilizados. Portanto, para os mais macios, a velocidade baixa é adequada e, para os mais difíceis, é necessário um aumento da velocidade. Embora, como mostra a prática, os modos 3-4 sejam suficientes para qualquer necessidade e não faça sentido pagar em excesso.

Tanque de suco

Não persiga volumes, pois preparar antecipadamente o suco não é uma boa idéia: ele perde rapidamente suas propriedades. O tamanho do navio deve ser selecionado com base no número de pessoas e na quantidade de bebida consumida por vez.

Na venda, você pode encontrar diferentes opções: de 350 a 2.000 ml. Os primeiros são adequados para uma ou duas pessoas, e os últimos são úteis em famílias numerosas.

O recipiente onde a bebida final flui não possui todos os aparelhos. Alguns dispositivos fornecem alimentação direta ao vidro.

É muito conveniente quando o balão possui uma escala na qual é possível ver quanto líquido já foi recebido. Então você pode controlar a quantidade de bebida.

Tanque de celulose

Este é o compartimento onde o bolo gasto cai. Nem todos os dispositivos estão equipados com ele, por exemplo, em dispositivos centrífugos com um separador redondo, essa separação está ausente.

Após o trabalho, o bolo entra no tanque automaticamente e tudo o que resta para o usuário após o processo é remover o recipiente e descartar os resíduos.

O volume do compartimento varia de 0,6 a 3 litros. E, como no caso de um recipiente de suco, depende da quantidade de bebida que você planeja preparar.

Tamanho do furo de carregamento

Esse parâmetro determina em grande parte quanto tempo você gastará se preparando para a rotação. Se a entrada for estreita, os frutos deverão ser cortados com antecedência. Mas uma garganta larga permitirá que você carregue frutas e legumes inteiros no carro.

Na maioria das unidades domésticas, o tamanho do canal de carregamento é de 54 a 84 mm. Os dispositivos mais comuns com um tubo de até 75 mm - esse diâmetro é suficiente para colocar uma maçã de tamanho médio.

Funções

Para obter o melhor resultado, os fabricantes introduzem funções adicionais em seus produtos, por exemplo:

  1. Reverso - permite que você role o parafuso na direção oposta, o que ajuda a separar mais fluido.
  2. Separador de espuma - remove a espuma que se forma durante o ciclo de centrifugação.
  3. Ajustando o volume da polpa - se desejar, você pode obter suco puro ou uma bebida espessa e rica em polpa.
  4. Mecanismo de aperto - relevante para espremedores de citrinos. Útil para pressionar firmemente a fruta no cone.
  5. Modo de operação por pulso - o dispositivo liga e desliga em intervalos curtos - para que mais suco saia.
  6. Sistema anti-gotículas - evita que as gotas restantes de néctar caiam sobre a mesa após a conclusão do trabalho.
  7. Partida suave do motor - um aumento gradual no número de rotações evitará respingos na inicialização.

As unidades também estão equipadas com opções que garantem o uso seguro:

  • desligamento quando a tampa estiver aberta,
  • desligamento por superaquecimento,
  • proteção contra inclusão acidental.

Material

O estojo pode ser feito de aço inoxidável ou plástico. Não há diferença fundamental entre eles; deve-se guiar pelo próprio gosto. No entanto, muitas vezes como argumento para dispositivos de aço inoxidável, eles chamam de maior resistência. Isso é indiscutível, mas você apenas precisa considerar que alguns dos elementos ainda são feitos de plástico. E verificar a resistência ao impacto da técnica não vale a pena em nenhum caso.

É muito mais importante de que material é feita a malha no separador. O plástico não é confiável, por isso é melhor escolher uma peça de aço inoxidável. Para maior estabilidade, alguns fabricantes aplicam um revestimento de titânio nesse elemento.

Pacote

Quanto mais bicos fornecidos no kit, maiores são as possibilidades de uso de um espremedor, mas, ao mesmo tempo, o preço aumenta. Portanto, mesmo na fase de compra, decida por si mesmo de quais peças você precisa e não procure um dispositivo que possa fazer tudo. Geralmente eles têm várias falhas ou são muito caros.

Em unidades de parafuso e centrífugas, o kit sempre possui um empurrador para mover com segurança a fruta ao longo da entrada.

Os dispositivos universais também são equipados com uma escova para limpeza rápida e conveniente da malha dos restos de polpa.

Os espremedores de citrinos são frequentemente complementados por bocais de cone de vários diâmetros para frutas de tamanhos diferentes.

Em qual loja comprar

Como qualquer outro equipamento, a compra de um espremedor é de um vendedor confiável que vende mercadorias de um fabricante oficial. Se você está se perguntando onde comprar o dispositivo pela Internet, preste atenção nos sites (os links levam diretamente à seleção de mercadorias):

Para escolher o espremedor certo e, posteriormente, não se arrepender da compra perfeita, você precisa responder à pergunta principal: para que fins você precisa?

  • Se você vai se mimar de manhã com laranja e toranja fresca, um dispositivo cítrico é definitivamente adequado para você.
  • Se você deseja a variedade máxima de sabores, mas não processa grandes volumes, é melhor comprar um dispositivo universal.
  • Se você precisa processar a colheita ou é fã de coquetéis incomuns com suco de ervas, opte por uma máquina de rosca.

Qual espremedor você escolheu para si mesmo? Compartilhe o que sua escolha é justificada.

Para diferentes frutas e bagas

Por tipo de produto utilizado, os espremedores são divididos nos seguintes tipos:

Qualquer desenho é adequado para frutas cítricas, porque as laranjas e os limões são bastante macios e possuem uma estrutura aquosa.

O poder do dispositivo praticamente não é importante, o principal é prestar atenção à qualidade do dispositivo e dar preferência a empresas confiáveis.

Para extrair suco de frutas sólidas, um espremedor doméstico deve ter alta produtividade. A potência ideal é considerada de 200 a 250 watts. Um dispositivo fraco não suporta uma cenoura ou uma maçã, um dispositivo mais forte consome mais eletricidade.

Para frutas com caroço, é necessário um espremedor de parafusos. Ele usa uma manga redonda que separa os ossos da polpa.

Isso é especialmente verdadeiro para bagas como cinzas de montanha, espinheiro ou groselha, que não são possíveis de extrair ossos com as mãos (ao contrário, por exemplo, de cerejas). Em um espremedor comum, eles entupem rapidamente o filtro e podem arruinar o mecanismo.

Centrífuga e parafuso

Os modelos rotativos são baseados em força centrífuga. Dentro do recipiente, há uma faca que, girando em alta velocidade, tritura os frutos. Os pedaços são pressionados contra as paredes, o suco é espremido e flui para um copo. O bolo permanece no filtro. As frutas colocadas em um espremedor centrífugo devem ser pré-limpas e livres de sementes e mudas que possam entupir o filtro muito rapidamente.

O espremedor a parafuso prensado a frio esmaga e mói frutas e legumes para que o excesso de oxigênio e calor não interaja com eles, o que contribui para a oxidação do produto e destrói as vitaminas. Eles operam em velocidades mais baixas e consomem menos eletricidade. Os modelos modernos permitem carregar a fruta inteira sem primeiro cortá-la em pequenas partes. Essas unidades, por sua vez, são divididas em parafusos simples e duplos de acordo com o número de espirais internas. Estes últimos são mais caros, mas são considerados mais eficazes e permitem a produção de suco de grandes volumes.

Conclusão

Qualquer espremedor, independentemente do tipo, será um grande presente, pois mais e mais pessoas estão tentando levar um estilo de vida saudável. Um dispositivo barato permite que você obtenha um natural, rico em vitaminas e fibras e, o mais importante, um delicioso coquetel de saúde que é apreciado por crianças e adultos em questão de minutos.