Móveis

Sofás de frente: tipos, tamanhos e regras de seleção

O interior do apartamento é impossível de imaginar sem um sofá. Cria aconchego, calor para toda a família. Todos os membros da família relaxam, assistem TV, lêem, conversam e até dormem. Os primeiros sofás dobráveis ​​foram inventados no século XVII, o que aconteceu na França. Para transformar o sofá em um lugar para dormir, foi necessário remover os braços. Alguns sofás podem mudar a posição da cabeça. Opções flexíveis para sentar e dormir podem ser atribuídas a móveis de transformação de longa duração, portanto, ao escolher esses produtos, todos os parâmetros e funções devem ser levados em consideração. Hoje, muitos escolhem um sofá que se desdobra para a frente.

Funcionalidades

Os móveis estofados dobráveis ​​são multifuncionais. Um sofá duplo pode ser um lugar para dormir uma ou duas pessoas, pode ser com uma caixa de roupa de cama; em alguns casos, pode se tornar uma mesa, um local de trabalho. Esse produto está localizado em uma área pequena e, portanto, é usado em apartamentos pequenos. Os móveis estofados dobráveis ​​podem ser divididos:

  • Pelo tipo de mecanismo transformável. Uma variedade desses mecanismos permite que você escolha um sofá dobrável, dependendo da finalidade, forma e tamanho da sala. Modelos dobráveis ​​são mais comuns.
  • De acordo com o design, os sofás-cama são retos e angulares. Atualmente, estão sendo criados produtos em forma de U com lugar para roupa de cama, instalados em uma sala espaçosa.
  • Por finalidade funcional, os sofás são de escritório, para a sala de estar, para a cozinha, no corredor e para o berçário. O sofá pode ser um ornamento na sala de estar da casa de campo, pode ser usado como uma versão de convidado do sofá-transformador. Em um apartamento pequeno ou comum, esses móveis estofados podem ser operados diariamente - como uma cama para dormir. Esta opção é especialmente popular.
  • Por tamanho e assentos, os sofás são selecionados de acordo com a área da sala e o número de membros da família. Um otomano compacto foi projetado para 2-3 pessoas e uma versão maior - para 5 ou mais. Os tamanhos dos sofás em cada empresa são diferentes.

Dimensões

O sofá dobrável para a frente tem vários tamanhos; destina-se não apenas a sentar, mas também a dormir. Um otomano de 2 lugares tem uma largura de 140 cm, um triplo tem 191 cm de largura.Os modelos de canto são compactos, geralmente são instalados no canto da sala. Se o sofá estiver instalado na cozinha, ele pode ser único (largura 130, 150 cm). Para um beliche, deve ter 160 cm de largura.

O sofá é selecionado de acordo com a área da sala. O sofá, que é apresentado adiante, é colocado em uma sala espaçosa. Design simples de sofá duplo Acordeão instalado ao longo da parede, possui uma superfície pequena. O tamanho padrão desse produto é considerado com 150 cm de largura, mas também existem pequenas opções individuais - 140 cm de largura. Acordeão 150 cm de largura.

Um otomano duplo pode ser colocado em uma sala para crianças. Embora seja duplo, ocupa pouco espaço. Incomum e original na sala para as crianças parecem sofás duplos redondos. Para várias crianças, um sofá de beliche duplo é adequado. Atualmente, existem muitos modelos de móveis estofados que podem funcionar como uma cama de solteiro, dupla ou um caminhão.

Classificação

Os principais tipos de classificação de sofás:

  • Por tipo de mecanismo de transformação. Os móveis podem ser dispostos, desenrolados ou desenrolados. A escolha de um sofá nessa base depende das dimensões gerais da sala, sua finalidade e grau de operação.
  • Forma:
  1. canto (esses sofás ocupam compactamente um lugar no canto da sala),
  2. direto (a versão clássica mais comum),
  3. ilha (tem uma forma oval, portanto, geralmente localizada na parte central da sala).
  • Destino. Dependendo da localização, os sofás podem ser fabricados para uma sala de crianças, corredor ou corredor, escritório, sala de estar, quarto. Tais modelos diferem em tamanho, forma, material de fabricação, cor, recursos adicionais.

Modelos

O número de assentos depende diretamente desse indicador. O modelo padrão permite acomodar simultaneamente 2-3 pessoas. Opções mais compactas podem ser simples ou duplas, modelos espaçosos são projetados para 5 ou mais pessoas.

O sofá dobrável para a frente pode ter as seguintes opções de transformação.

O livro

A primeira opção é um sofá dobrável. Mesmo quando dobrado, é ótimo para sentar, deitar ou dormir confortavelmente sobre ele. A variante recebeu esse nome pela semelhança do sofá com o livro aberto.

Para abrir o sofá, você precisa levantá-lo levemente até que um clique apareça e abaixá-lo novamente.

O sofá se dobra na ordem inversa: levante até ouvir um clique e dobre na posição original. O modelo desdobrado é uma área de dormir bastante espaçosa e confortável.

Além disso, a maioria dos modelos vem com uma caixa de linho na parte inferior.

A desvantagem deste modelo: para trazê-lo para um estado desdobrado, é necessário que o sofá esteja aproximadamente 10 cm mais distante da parede. Ou seja, não é possível colocar móveis perto da parede.

Clique gag

Os móveis receberam esse nome pelo som específico que ocorre ao se desdobrar. O modelo é semelhante à primeira opção, mas mais avançado. Sua grande vantagem é a capacidade de fixar as costas em várias posições em diferentes ângulos.

Isso cria oportunidades para uma estadia mais confortável.

Entre as vantagens dessas duas opções:

  • mecanismo confiável
  • facilidade de uso
  • área de dormir confortável
  • preço razoável
  • dimensões totais compactas.

Desvantagem: a incapacidade de empurrar o sofá firmemente contra a parede devido às características de design do processo de dobragem.

Eurobook

A semelhança óbvia dos nomes (livro - eurobook) não tem nada a ver com o princípio de operação desses mecanismos.

O sofá está organizado da seguinte forma:o assento se estende em sua direção e as costas repousam na parte livre.

O modelo está localizado próximo à parede ou no centro da sala. Muitas vezes é usado para projetar uma área de trabalho ou sala de estar. Os sofás são frequentemente equipados com almofadas decorativas para um passatempo mais conveniente.

As vantagens desta opção incluem:

  • superfície perfeitamente plana da cama,
  • altura ideal de um beliche,
  • fiabilidade do mecanismo (apenas madeiras duras são utilizadas no seu fabrico),
  • longa vida útil
  • processo de dobragem fácil e rápido,
  • a presença de uma caixa profunda e espaçosa para a roupa de cama.

Desvantagens:

  • ao desdobrar, o assento se move ao longo do chão ou do carpete, para danificá-los ou arranhá-los,
  • modelo bastante geral.

Golfinho

O design consiste em duas partes separadas: a principal e a do sono. Quando dobrado, o modelo é um sofá de canto. Ao desdobrar, é necessário puxar um laço especial e puxar o berço.

Das vantagens deste modelo, nota-se a simplicidade de dobrar, tamanho pequeno, cama plana, cama, conveniência e confiabilidade no uso.

A desvantagem pode ser o uso de um modelo desse tipo em uma sala com carpete comprido - decompor a parte inferior para conseguir um beliche será problemático.

Lançamento

Os sofás roll-out são apresentados em uma ampla gama de modelos e tamanhos. Eles permitem que você escolha as dimensões ideais de um berço para uma sala específica. O mecanismo de tais modelos é muito conveniente e fácil de usar, mas a partir da dobragem diária pode falhar rapidamente.

Acordeão

O mecanismo de dobrar se assemelha ao princípio de um instrumento musical. A resistência estrutural e a facilidade de uso permitem que você use este modelo por um longo tempo.

Entre as vantagens de um sofá:

  • facilidade de dobrar e dobrar,
  • berço plano, alto e liso,
  • multifuncionalidade
  • compacidade quando dobrada.

Desvantagens:

  • carpete acelerará o processo de falha do mecanismo de transformação,
  • dimensões significativas quando desdobrado.

Telescópio

Esta opção recebeu o nome de semelhança com um telescópio ou telescópio. Todas as partes do sofá são avançadas a partir do interior em etapas.

Quase todos os modelos estão equipados com uma caixa de linho especial.

Os sofás deste design são de aparência muito atraente, bastante confortáveis, ergonômicos, oferecem uma área ampla e espaçosa para dormir e relaxar com uma estrutura ortopédica. No entanto, o berço tem uma pequena altura acima do piso (não mais que 28 cm).

Garra

A melhor opção para uso pouco frequente. Por exemplo, quando se torna necessário colocar várias pessoas em casa. Anteriormente, para esses fins em cada apartamento, havia um berço. Hoje, foi substituído por sofás leves e compactos. O beliche é um colchão de espuma, que quando dobrado fica dentro do sofá.

O modelo de garra é uma opção de “marcha”, leve, compacto, barato, mas não muito confortável.

Tais conchas são encontradas em várias variações:

  • sofá francês triplo

  • Modelo americano, dobrável em duas etapas,

O sofá italiano é o mais caro e confortável de todos os apresentados nesta categoria.

Verona

Verona é uma combinação aprimorada de camas dobráveis ​​e modelos de roll-out. Espalhar um sofá assim é mesmo para uma criança pequena - é tão simples e fácil que isso é feito através de um loop especial.

Conrad

O design Konrad combina as melhores características dos modelos de lançamento e o mecanismo Dolphin. As condições de sono confortáveis ​​são fornecidas pelos blocos de molas fornecidos pelo design.

Materiais

Os materiais usados ​​para criar os sofás podem ser divididos em vários grupos:

  • para a fabricação da armação,
  • mecanismo de transformação
  • recheios e acabamentos decorativos.

Como enchimento de sofás, mecanismos de mola, espuma de borracha ou espuma de poliuretano geralmente atuam. O quadro pode ser de madeira, metal ou combinado.

Os materiais para estofados representam uma parte significativa do custo do produto acabado. As opções mais baratas são sintéticas e têxteis (jacquard, veludo, cetim). Eles são atraentes na aparência, mas pouco práticos de cuidar. Para cuidar deles, somente a limpeza a seco é necessária.

Das opções mais práticas, rebanho e microfibra podem ser distinguidos. Estes materiais são muito bonitos, fáceis de limpar, resistentes a vários tipos de poluição e até às garras de animais de estimação.

Os materiais naturais (linho, algodão, couro) são altamente valorizados por seu alto desempenho, hipoalergenicidade e excelente respirabilidade.

Dicas de seleção

Para que o sofá funcione fielmente por muitos anos, é necessário abordar sua escolha com muito cuidado:

  1. O material de fabricação. Sua escolha depende do objetivo funcional do modelo. Por exemplo, para uma sala de escritório ou cozinha, é melhor escolher os materiais mais práticos e resistentes ao desgaste. Para o quarto das crianças, você precisa de um sofá feito de material ecológico, hipoalergênico, luminoso e prático.
  2. Size. Quando dobrados e desdobrados, os móveis não devem impedir a livre circulação pela sala ou bloquear o caminho para outros móveis e itens de interior.
  3. Os enchimentos de mola duram muito mais tempo e com mais eficiência do que o enchimento com espuma e espuma.
  4. Um sofá com blocos sólidos permite criar um berço mais uniforme e sólido do que travesseiros individuais.
  5. Estofados é melhor escolher suave. É mais fácil cuidar do que remover a poeira entre as vilosidades macias. Tecido liso e parece mais atraente. A opção ideal é um material com propriedades repelentes de sujeira e poeira.
  6. Se houver animais de estimação em casa, o estofamento do sofá deve ter uma trama muito forte.
  7. O mecanismo de transformação. Se o sofá for arrumado / dobrado diariamente, o mecanismo deve ser o mais simples e fácil de usar possível.

Os sofás mais confiáveis ​​são os eurobooks, os sofás espaçosos são os golfinhos, os compactos são desenháveis, os livros acessíveis, os funcionais são os eurobooks e gavetas, os confortáveis ​​para dormir são desenháveis ​​e os acordeões.

Formas e materiais

Na sua forma, os sofás podem ser retos, angulares, redondos e em ilha. Os sofás de canto podem ter um ângulo para a direita, um ângulo para a esquerda, ter lados iguais, em forma de U. Um sofá de ilha não pode ser empurrado para um canto ou colocado embaixo de uma parede. Os sofás são revestidos com um tecido denso especial, além de couro artificial ou genuíno. O colchão é feito de blocos de molas ou de espuma de poliuretano, inverno sintético, borracha de espuma, rebatidas. A armação é feita de aglomerado, madeira ou metal.

Mecanismo de transformação

Os móveis estofados clássicos dobráveis, com um design simples no passado recente, foram os únicos no mercado. Mecanismos são instalados nesta mobília. "Livro". Para a transformação, é necessário dobrar o assento com um clique sonoro e abaixá-lo; o encosto se inclina horizontalmente. Esse produto possui um compartimento para roupa de cama, podendo ser operado diariamente, porque é confiável e durável. A desvantagem é a instalação a uma distância de 10 a 12 cm da parede. O mecanismo Clique Mordaça transforma como "Livro", mas tem um mecanismo mais avançado e design moderno. Estes modelos têm um preço atraente e cabem facilmente em apartamentos pequenos.

O sofá-cama é fácil de manusear, é muito confiável e pode ser usado diariamente. Com manuseio cuidadoso, pode durar muito tempo. Pode ser convertido em uma cama, puxando o assento no laço. O próprio mecanismo de transformação trará tudo para a posição correta. A parte de trás permanece no mesmo estado. Esse mecanismo é mais frequentemente usado em modelos grandes e angulares. A desvantagem é a baixa localização do local para dormir e o fato de as rodas frequentemente arranharem o chão.

Modelo Eurobook, dobrável para a frente, pode ser interessante em um design simples e preço atraente. Pode ser instalado em salas estreitas e pequenas. Facilmente desmontado para se acomodar: você precisa puxar o assento em sua direção e o encosto - mova-o para um assento vazio. Sob o assento, há um espaço no qual você pode dobrar a cama e a roupa de cama. Este modelo pode ser instalado no meio da sala, você pode colocá-lo contra a parede, decorado com travesseiros. Quando desdobrado, ocupa muito espaço.

O mecanismo Pantógrafo pode ser chamado Um eurobook ambulante. Ele tem um design moderno, mas sua construção é mais complicada, custa muito mais. O mecanismo Golfinho confiável e pode durar muito tempo. Quando o sofá macio é rolado para a frente, o produto se torna um espaço espaçoso e uniforme. O sistema de transformação é muito simples e frequentemente usado em modelos de canto. Adequado para instalação em apartamentos pequenos e em quartos espaçosos. A desvantagem é a falta de espaço para a cama. É difícil definir este produto se houver um tapete felpudo.

Espaço de armazenamento para roupas de cama para o modelo Puma ausente, é apenas nos modelos de canto. No mecanismo Verona Mecanismos aprimorados estão conectados - cama extraível e dobrável. Este sofá é muito fácil de transformar, mas inferior Konrad. Sofá confiável Conrad fácil de dobrar para a frente. Consiste em três partes. Este modelo é compacto, confortável, mas tem um peso pesado. Seu dispositivo combina um mecanismo extraível e design Golfinho. Até a criança classificará esses móveis.

Os modelos de desdobramento são francês, americano, italiano camas dobráveis. Desdobrado, esses modelos se assemelham a um berço. Para colocar o berço francês, é necessário remover as almofadas do assento e desmontar o colchão em três etapas. A garra americana é desmontada em duas etapas. A área para dormir é um colchão ortopédico feito de blocos de molas. A garra italiana é mais cara que todos esses modelos, as almofadas dos assentos não são removidas. O dispositivo não é simples e foi projetado para um determinado peso de uma pessoa. A desvantagem é a flacidez do colchão desmontada. Para uso diário, esses produtos não são muito duráveis ​​e nem sempre têm espaço para guardar roupas de cama. Dormir com eles não é muito confortável.

Produtos com um mecanismo Acordeão se assemelham a um instrumento musical. Estes produtos são duráveis ​​e confiáveis, possuem um dispositivo simples. Eles são muito compactos na forma montada, têm um meio-fio nas costas. Eles são dispostos longitudinalmente, para que possam ser colocados em uma sala estreita. Ele se transforma em um local plano para dormir se você levantar o assento e puxá-lo em sua direção. Tais opções são muito populares entre os jovens.

Onde colocar?

Geralmente eles colocam o sofá onde ele se encaixa. Mas os designers pegam o interior em volta do sofá. Na pequena sala de estar, você pode colocar um sofá de volta à janela. Será melhor se a parte de trás não for mais alta que o peitoril da janela. Todas as três paredes estão à vista. Se este é um local para dormir, não é muito bom que você adormeça pela janela e pela bateria. Na maioria das vezes, o sofá é encostado na parede. Nesse caso, você precisa decorar lindamente a parede com uma imagem ou painel. Para dividir a sala em zonas, o sofá pode ser colocado de costas para o meio da sala e de frente para a parede para assistir TV. Nesse caso, é necessário garantir uma abordagem de todos os lados. Se houver uma bela vista da janela, você pode colocar o sofá para que a vista se abra.

Como escolher?

Para escolher móveis estofados, é necessário saber para que finalidade se destina: para um beliche, para assistir TV ou para o interior. Para relaxar, um modelo dobrável é adequado para uso em vez de uma cama. O sofá pode ser dobrado para a frente três vezes. Você pode colocá-lo em uma pequena sala. Se móveis estofados forem usados ​​diariamente, você precisará escolher móveis estofados com um forte mecanismo de transformação e um colchão ortopédico.

É necessário determinar a qualidade de um produto desse tipo: de que material é o quadro, estofamento e material de enchimento. O quadro é melhor escolher um de madeira, com vigas transversais. O material de enchimento deve estar bem apertado. Ao escolher estofos, é necessário levar em consideração o respeito pelo meio ambiente, a facilidade de manutenção, a densidade e a resistência ao desgaste. Se o estofamento de couro, você precisa prestar atenção nas costuras, a agulha não deve ser grossa. Será melhor se o sofá estiver coberto com capas removíveis que possam ser limpas a qualquer momento. O material de enchimento deve ser hipoalergênico, é melhor escolher uma fibra de poliéster. É melhor escolher um colchão de molas, ele vai durar mais tempo.

É necessário determinar a forma (reta, angular, ilha) e o tamanho do sofá - de acordo com a área e o design da sala. Ao comprar, você deve ter uma fita métrica com você. Alguns modelos ocupam uma área bastante grande na forma desdobrada e precisam ser colocados em uma sala espaçosa. Mecanismos que exigem esforço físico ao abrir, para idosos e crianças, não funcionam. Atenção especial deve ser dada ao mecanismo de transformação. O vendedor deve mostrar como o produto é transformado.

O sofá não deve caber apenas no seu interior. Também deve ser prático, ter braços, um compartimento para guardar roupas.Para determinar a cor do sofá, você deve levar em consideração o tamanho da sala. Para uma sala pequena, é melhor escolher cores suaves. Para não mostrar nenhuma deterioração no estofamento, é melhor escolher um tecido com um padrão.Se você precisar de um sofá de tamanho fora do padrão, poderá comprá-lo por encomenda.

Ao comprar um sofá, você precisa se sentar nele. Inspecione por trás; pode haver cheiro de madeira seca. Não deve haver costuras curvas ou pontos no produto. A escolha é sua.

No próximo vídeo - uma visão geral do sofá dobrável para a frente.

Vantagens e desvantagens

As vantagens de um sofá dobrável são óbvias. Durante o dia, este móvel estofado é dobrado, ocupando um espaço mínimo, economizando espaço livre e permitindo o uso ergonômico da sala. Devido à compacidade de tais móveis e a um grande número de modelos diferentes, você pode escolher um sofá deslizante confortável de acordo com o tamanho da sala, que pode caber facilmente em uma sala grande ou pequena.

Sofás dobráveis ​​estão atualmente em maior demanda desde seu mecanismo de transformação é confiável e fácil de operar. Além disso, esses sofás costumam ser equipados com colchão ortopédico, proporcionando uma boa noite de sono. Entre as deficiências de tais projetos podem ser chamados de berço plano insuficiente, constituído por vários segmentos em alguns modelos de sofás.

Outra desvantagem importante dos sofás é a possibilidade de danificar o piso ou a formação de esteiras rolantes no tapete ao deslizar a parte móvel. Além disso, esses projetos prevêem a presença na frente de um grande espaço livre.

Mecanismos de transformação

Todos os mecanismos de transformação diferem entre si em termos de desempenho do usuário e grau de confiabilidade. Este é um parâmetro importante que você deve prestar atenção ao escolher o modelo certo, porque a durabilidade dos móveis estofados depende do bom funcionamento de todas as peças. Então, aqui estão os principais tipos de mecanismos de transformação de sofá:

  • lançamento (retrátil),

  • desdobramento (rotativo).

Como em nosso artigo estamos falando de sofás dobráveis ​​exclusivamente para a frente, consideraremos os modelos nos quais os dois primeiros tipos de mecanismo de transformação estão instalados.

Sofá

Esse mini-sofá possui apenas um apoio de braço, pelo qual essa coisa pode ser colocada onde nem um sofá comum de "livro" vai. Devido à sua compacidade, Muitas vezes, os sofás-cama são colocados nos quartos das crianças, permitindo o máximo possível de liberar espaço para jogos ativos da criança. Modelos retráteis ou deslizantes são altamente confiáveis ​​e proporcionam uma confortável noite de descanso. Entre esses modelos, existem projetos simples e mais complexos.

Tick-tock

É uma versão melhorada do Eurobook. A diferença é que ao desdobrar, a parte deslizante não rola no chão, mas sobe, faz um movimento de caminhada peculiar e cai na distância desejada, evitando danos ao revestimento do piso. Assim como o modelo “eurobook”, a profundidade do assento dos sofás “tick-tock” é bastante grande, o que torna o modelo pouco confortável ao sentar. No entanto, essa desvantagem é resolvida pelos travesseiros incluídos no kit do produto.

Critérios de seleção

Para escolher esta peça de mobiliário necessária e bastante cara, é necessário fazer medições de suas instalações, bem como das portas de entrada e interiores. Para que algo sirva os proprietários por muitos anos, preste atenção na qualidade do produto. Inspecione as costuras, elas devem ser lisas e duráveis. A maneira mais fácil de fazer isso é nos braços, é claro, se os braços estiverem cobertos com tecido ou couro.

Pergunte aos vendedores de que materiais são feitos o quadro e o enchimento do sofá. Sente-se no sofá - o assento deve estar bem confortável e, depois que você sair do sofá, rapidamente tome a forma anterior. Este fato indica a qualidade do material de enchimento. Os estofados devem combinar com o interior do seu quarto, ser fortes o suficiente e fáceis de limpar.

Dobre e dobre o sofá várias vezes - o mecanismo de transformação deve funcionar sem problemas e com facilidade. Caso contrário, evite comprar este modelo.

O modelo infantil deve atender aos requisitos de segurança: não possuir ângulos agudos e rígidos, o mecanismo deve funcionar com facilidade e eliminar o risco de ferimentos na criança.

Sobre quais são os mecanismos de transformação dos sofás, veja o vídeo.