A varanda pode ser usada não apenas como uma despensa. De fato, muitos preferem achar sua aplicação mais prática. E como a varanda é, de fato, a única sala onde circulam grandes volumes de ar fresco, às vezes os moradores de prédios de vários andares se fazem uma pergunta: é possível grelhar kebab na varanda da churrasqueira? Claro, este prato é melhor preparado na natureza. Mas quando isso não for possível, mas você quiser agradar a si mesmo, talvez a varanda seja um local conveniente para a sua preparação?
Por um lado, há espaço suficiente aqui para acomodar o braseiro e, se a varanda não for envidraçada ou você puder abrir todas as janelas, não será mais possível afirmar que esta é uma sala fechada. Sim, e o ar fresco soprará o cheiro do apartamento. Por outro lado, esse cheiro não interferirá nos vizinhos? O que eles dizem sobre isso? E quão seguro é isso? Antes de acender a churrasqueira na varanda, vale a pena descobrir as normas legais e a medida de segurança dessa ação.
O que diz a lei?
No nível legislativo, não há proibição direta do uso do churrasco na sua varanda pessoal. O Código de Ofensas Administrativas refere-se apenas ao fato de que é impossível fazer fogo em um prédio residencial ou nas imediações, bem como nas imediações do playground e das garagens. Mas deve-se ter em mente que essas normas foram prescritas por um longo tempo, quando churrascos em geral e carvão vegetal em particular não eram particularmente comuns. Hoje não há interpretação exata de se os churrascos são fogo aberto.
O melhor churrasco é um churrasco na natureza
No entanto, muitos representantes das agências de aplicação da lei e da inspeção de incêndio consideram que é assim, e, portanto, é difícil admitir razoavelmente que a decisão de emitir uma multa ou de outra forma é obrigatória. A probabilidade de "confrontos" legais é apenas se você for pego diretamente atrás de um churrasco na varanda. Nesse caso, as consequências podem ser as seguintes:
- para aumentar o fogo em uma área residencial - uma multa de 100 a 420 mil rublos,
- por acender um incêndio que causou um incêndio na casa e danificar a propriedade dos vizinhos - trabalho correcional por até 2 anos, restrição gratuita por até 3 anos ou prisão por seis meses,
- por acender um incêndio que causou um incêndio e resultou na morte de uma pessoa - prisão por até 7 anos.
Fundamentos legais
As leis russas não prevêem responsabilidade direta pelo churrasco na varanda. Entre as violações administrativas puníveis, a conversa é apenas sobre incêndios, criados em um prédio residencial ou próximo a ele. Também é proibido fazer fogo perto de playgrounds ou garagens estacionárias. Essas leis foram escritas por um longo tempo e não levam em consideração todas as realidades modernas. Naqueles anos, braseiros portáteis e carvão vegetal não eram tão comuns para eles. Tecnicamente, os churrascos modernos não dão fogo, portanto, os atos legislativos podem ser interpretados de duas maneiras em relação a eles.
As agências policiais, juntamente com a inspeção de incêndio, geralmente estão envolvidas na interpretação das leis a seu favor, para que seja possível contestar legalmente suas multas no tribunal. Se você for pego na "cena do crime" quando estiver grelhando kebabs na varanda, é possível a desmontagem legal. Por incendiar um prédio residencial, o proprietário pode ser punido no valor de 100 a 420 mil rublos. Há casos em que incêndios não autorizados levam a incêndios, e o incêndio pode se espalhar para os apartamentos vizinhos e danificar a propriedade dos vizinhos. Se isso acontecer, você não poderá fazer a multa habitual aqui. Como punição, eles podem ser presos por 3 anos ou presos por seis meses.
Uma razão mais séria para a punição é a morte de uma pessoa como resultado de um incêndio após um incêndio. O culpado poderá ser preso até 7 anos.
A opinião dos médicos
A medicina também observa negativamente o churrasco na varanda, porque, como resultado da queima de madeira ou carvão, os produtos de combustão são liberados no espaço circundante, o que pode causar danos significativos ao sistema respiratório e ao corpo humano como um todo. Se a loggia for insuficiente, o monóxido de carbono pode se acumular em um espaço confinado em uma concentração que pode causar intoxicação por pessoas.
Outro aspecto da fritura são as substâncias nocivas que ocorrem durante a torrefação. Eles aparecem ao usar não apenas churrasqueiras abertas na madeira, mas também um churrasco. Se o processo de cozimento ocorrer em uma área aberta, os agentes cancerígenos são transportados rapidamente pelo ar e não são coletados em um único local. A circulação de ar na loggia pode ser fraca, de modo que os produtos de combustão podem se concentrar em um espaço limitado, acumular e causar envenenamento do corpo. Uma parte significativa dos agentes cancerígenos se deposita na própria carne, o que não contribui para a utilidade do prato.
A atitude dos outros
Se você decidir iniciar uma fogueira e organizar um churrasco na varanda, aguarde chamadas dos vizinhos para a polícia ou o corpo de bombeiros. O vento pode transportar fumaça e substâncias emitidas em qualquer direção.
É difícil culpar os vizinhos pelo preconceito, porque os gases cáusticos que caem em seus apartamentos podem absorver estofos, papéis de parede, cortinas e outras coisas. Nem todo mundo está pronto para o prazer dos outros em concordar com a limpeza ou lavagem extra com água.
O forte odor dificulta a respiração de algumas pessoas, principalmente idosos ou portadores de doenças pulmonares.
A menos que, é claro, você possa convidar os vizinhos afetados para um piquenique e tratá-los com um prato delicioso, a questão será decidida amigavelmente e não haverá penalidade. No entanto, é impossível alimentar a todos, portanto, o resultado de tais férias pode ser feito preparando churrasco na sua varanda em uma soma redonda. Nesse caso, você deve escolher: descansar com a preparação do churrasco em uma varanda privativa ou ainda adiar esta lição até a próxima saída com a família ou amigos fora da cidade. Para as pessoas ricas, há a oportunidade de visitar um restaurante onde você será servido com carne normalmente frita em brasa. Esta opção é adequada se você não estiver interessado no processo de cozimento, mas apenas o resultado é importante.
Luminárias fixas
A pior opção para fritar carne em termos de conveniência e custos financeiros é um churrasco estacionário na varanda. Parece incrivelmente legal e confiável, mas ocupa muito espaço e é impossível removê-lo rapidamente em caso de problemas com a polícia ou vizinhos.
Dispositivos portáteis
A melhor alternativa para um foco fixo é uma pequena opção dobrável. Pode ser recolhida a qualquer momento, frite rapidamente a carne e coloque-a no lugar. Vários tipos são feitos por artesãos e em condições de produção. Uma opção interessante é uma pequena estrutura articulada, fixada para a hora do churrasco no parapeito da varanda. Só não se esqueça das possíveis consequências. Afinal, a fumaça estará presente, o que os vizinhos não vão gostar e pode causar o interesse das autoridades reguladoras.
Churrasqueira a gás
Uma opção à prova de fogo interessante e moderna é uma churrasqueira a gás. Para churrasco, você pode comprar modelos de mesa pequena. Eles não ocupam muito espaço, cozinham rápida e economicamente. Além disso, é sempre conveniente levá-los com você na estrada e usá-lo na natureza. Como fonte de energia, são utilizados pequenos cilindros de propano, que são bastante simples de reabastecer.
Grelhador elétrico
Se não houver vontade de mexer nos cilindros de gás, nas lojas há uma seleção suficiente de churrasqueiras elétricas. Esses dispositivos têm todos os graus de proteção e nunca causarão incêndio ou multas por parte da polícia. Um churrasco elétrico é a maneira mais legal e conveniente de fazer churrasco em um edifício residencial. O fogo aberto não é usado aqui, o que significa que não haverá forte fumaça cáustica que poderia se tornar uma possível causa de conflitos com os vizinhos.
Por design, os aparelhos para churrasco elétrico podem ser feitos clássicos na horizontal e na vertical. O segundo parece um cilindro alongado, no interior do qual são colocados espetos e um elemento de aquecimento. Os dispositivos geralmente são equipados com um motor elétrico que gira espetos com carne picada para a fritura uniforme.
As grades horizontais têm um elemento de aquecimento por baixo e os espetos colocados na parte superior precisam ser girados manualmente. O processo de cozimento é quase completamente consistente com churrasco de verdade na varanda. Qual opção escolher depende do comprador. Mas a segurança não dependerá da escolha, porque esses aparelhos elétricos podem ser usados mesmo em um apartamento, e não apenas em uma galeria ou ao ar livre.
Eles não usam chamas, portanto, bombeiros ou a polícia não terão queixas e não pagarão uma multa.
Churrasqueira a ar
Além das churrasqueiras convencionais, o aerogrill também é uma alternativa segura. Basta fritar carne, salsichas ou até batatas. É conveniente operar, absolutamente seguro e alimentado por uma rede eclética. Esses aparelhos costumam ser comprados para fritar na cozinha, mas são bastante adequados para organizar um piquenique na varanda. Ninguém se oporá a esse aplicativo. Não haverá multa. A grade do ar está convenientemente posicionada em uma pequena mesa onde também cabem pratos e carne cozida.
Segurança contra incêndio
Antes de iniciar o processo de fritura, você deve pensar nas piores opções para o desenvolvimento futuro dos eventos. Se você decidir se arriscar e usar fogo aberto, coloque o braseiro para que ele seja soprado pelo ar e a fumaça não se acumule no mesmo local. Se a loggia for envidraçada, todos os caixilhos das janelas deverão estar abertos. Se não for possível realizar uma boa ventilação, é melhor abandonar a chama aberta imediatamente.
Não use líquidos especiais ou gasolina para acender um fogo. O manuseio descuidado resultará em incêndio ou outros problemas. Melhor usar apenas fósforos, papel e carvão. O papel não precisa ser muito usado, porque produz cinzas leves e voadoras, que podem voar pelo quintal, aumentar a insatisfação dos vizinhos e levar a uma multa. Antes de começar a cozinhar, cuide do tanque de água em mãos para não precisar correr atrás dele para a cozinha.
Como estar com os vizinhos?
Não apenas os vizinhos superiores podem chamar a polícia, mas também, por exemplo, os moradores da casa do outro lado, se o vento sopra em sua direção. Esta é uma situação difícil: à sua maneira, eles terão razão, porque a fumaça pungente e saturada entrará em seus apartamentos, que é facilmente absorvida pelas coisas, estofados, têxteis. E nem sempre é exibido com a primeira lavagem. Além disso, algumas pessoas têm dificuldade em respirar com esse cheiro, e isso pode ser um problema significativo.
A questão é decidida por si só, se você é amigo de vizinhos e convidado a fazer um churrasco ou tratá-los com um prato pronto. Mas você não trata todo mundo, e esse prazer pode ser muito caro. Aqui você tem que escolher: desfrute de um churrasco caseiro do fogo, mas ao mesmo tempo prepare - se necessário - para defender seus direitos ou aguarde até que seja possível escolher o país. Há outra opção - pedir um churrasco em um restaurante, será perfumado e quente, mas neste prato para muitos não é tanto o resultado final que importa, mas o próprio processo de cozimento.
Para refeições ao ar livre, você também pode precisar de uma mesa, mas não se apresse em comprá-la. Como é fácil fazer uma mesa na varanda com as próprias mãos, você aprenderá com nosso artigo.
Para um prato de carne, você definitivamente precisará de verduras. Cultivar verduras na varanda e no peitoril da janela por conta própria ajudará seu kebab a ficar ainda mais gostoso.
Como garantir a segurança contra incêndio?
Antes de grelhar kebabs na varanda, lembre-se: se você decidiu este evento por seu próprio risco, a grade deve ser criada apenas em uma varanda bem ventilada. Se apenas um ou dois caixilhos das janelas se abrirem, toda a fumaça corre o risco de permanecer no apartamento. E isso não é apenas desagradável, mas também perigoso para a saúde - a visibilidade está se deteriorando, há falta de oxigênio, os olhos estão começando a lacrimejar. Se a varanda não atender a esse requisito, é melhor recusar o churrasco.
Se, no entanto, tudo estiver em ordem com a troca de ar, a única coisa a fazer é incendiar corretamente. É melhor fazer apenas papel, fósforo e carvão prensado. Líquido para um incêndio rápido, é claro, simplifica o processo, mas é melhor abandoná-lo. Você pode usar a churrasqueira na varanda com uma tampa - nesse caso, a fumaça será visivelmente menor.
Dica: Não use muito papel - ele se transformará em cinzas e, se houver rajadas de vento, espalhar-se-á pelo quintal, o que teoricamente aumentará o risco de incêndio e, na prática, aumentará a insatisfação dos vizinhos.
E, é claro, em nenhum caso você deve fritar o churrasco na varanda com lenha - esse será o mesmo fogo aberto, que não apenas viola claramente a lei e ameaça com uma multa, mas também será realmente um risco de incêndio.
Obviamente, o churrasco na varanda é um processo mais complexo e responsável do que o churrasco no país ou na natureza. E a atmosfera não é a mesma. Mas se de repente você quis cozinhar o kebab certo, mas não pode sair ou, digamos, fora de fevereiro, pode cozinhar uma delícia muito saborosa na varanda.
Churrasco caseiro: alternativas ao churrasco
Não faz sentido pensar em opções para a colocação estacionária do churrasco na varanda. Claro, será lindo, mas vale a pena ocupar um espaço tão valioso? Este não é um problema quando se trata do terraço. Mas uma varanda com uma área total de até 8 metros quadrados. M. - isso não é tanto. Será mais racional instalar um churrasco desmontável, preparar kebabs, dobrá-lo e colocá-lo em um canto - e o local estará novamente livre.
Uma ótima alternativa para churrasco é grill. Pode ser elétrico ou a gás. Ambas as opções são à prova de fogo. O gás cozinha a carne mais rapidamente, mas o elétrico é mais fácil de operar. Para um churrasco na varanda, você pode escolher um modelo de mesa pequeno - ele ocupará menos espaço. Essa churrasqueira também é móvel - no inverno, você pode usá-la na varanda e no verão - no país.
Dica: É melhor escolher uma grade com prateleiras laterais dobráveis - esses produtos são mais compactos.
Se o método tradicional de cozinhar churrasco em casa causar dificuldades, vale a pena aproveitar os modernos avanços tecnológicos e prestar atenção aos eletrodomésticos projetados apenas para esses fins. Existem muitas opções. Não será a carne com a fumaça em fogo aberto, mas também muito boa. Então o que escolher?
Você pode usar a churrasqueira a ar - um popular "substituto" caseiro para o churrasco, que cozinha carne, salsichas e batatas. Funciona da rede elétrica. Normalmente, ele é instalado na cozinha, mas para não preenchê-lo com aromas (e ao cozinhar um churrasco, nenhum exaustor pode fazer o trabalho 100%), você pode colocá-lo na varanda e até equipá-lo com um lugar especial - uma mesa perto da tomada, que se encaixa um dispositivo e utensílios com uma peça de trabalho e utensílios nos quais a carne acabada será armazenada.
E você pode colocar um sofá ou cadeiras dobráveis, tomar copos de vinho ou cerveja e, para uma conversa agradável, observar como os pedaços de carne ficam avermelhados. É especialmente interessante fazer isso ao pôr do sol: você pode combinar as necessidades eternas de "pão e circo".
Se você tem uma escada de incêndio na varanda, em nenhum caso você precisa desmontá-la. Existem várias maneiras de refiná-lo, mas deixe-o executar suas funções imediatas.
O mesmo vale para a escotilha da varanda. A presença desses elementos em varandas e galerias se deve a regras de segurança contra incêndio, o que é especialmente verdadeiro se você planeja cozinhar alimentos na grelha.
Como você pode ver, a resposta para a pergunta, é possível fritar kebabs na varanda, é inequívoca: se você realmente quer - pode! Se você seguir as precauções de segurança. Resta apenas escolher a versão mais conveniente do dispositivo (ainda recomendamos o uso de dispositivos elétricos para isso) - e prosseguir com a preparação de um prato simples, mas muito saboroso.
Quem será contra
O kebab mais delicioso é obtido em uma churrasqueira a carvão, onde o calor dos carvões e da fumaça produz carne com uma crosta perfumada.
Você tem tudo: a carne é em conserva, o churrasco está pronto e a varanda está pronta. Mas vamos parar e pensar: alguém pode ser contra?
Alguém pode encontrar desejo inofensivo de churrasco na varanda, mas muitos serão contra.
Os vizinhos
Objeções dos vizinhos, você aprenderá primeiro.
Eles podem vir pessoalmente ao escândalo ou entrar em contato com a polícia.
- Antes de mais nada, os vizinhos tocarão o alarme de cima e de lado, e não apenas os mais próximos, mas também mais 2-3 apartamentos. A fumaça chega até eles.
- Aqueles cuja roupa está secando na varanda, para a qual o cheiro de churrasco com uma fogueira será bastante inapropriado, ficam muito zangados.
- O cheiro de carne frita será agradável para você, mas provocar os vizinhos é uma má opção.
- Seus vizinhos, moradores da casa em frente e passando, tendo notado fogo ou fumaça, têm o direito de ligar para o corpo de bombeiros.
- Somente a ameaça de um incêndio em casa mobilizará seus vizinhos para lutar com você e, após esses churrascos, não terminará.
Em um prédio de apartamentos, o mundo repousa sobre um equilíbrio frágil de boa vizinhança.
A lei
Assim, uma tentativa de acender um braseiro na varanda levará a um confronto com os vizinhos. Mas não é só isso. Quando os vizinhos ligam para o corpo de bombeiros ou entram em contato com a polícia, você precisa resolver problemas com a lei.
Em uma cidade, é impossível fazer fogo, exceto aqueles especialmente designados (e, portanto, sob o controle do corpo de bombeiros) vingança. No caso de acender a churrasqueira na varanda, você viola a proibição de fazer fogo na sala de estar. Com base no Código Administrativo da Federação Russa art. 20.4 (conforme alterada em 29/01/2018), você está enfrentando:
- Fine 2-3 mil rublos. ou aviso
- Sob o regime de fogo declarado, a multa aumenta para 2-4 mil rublos.
Nesse caso, são possíveis multas por supervisão de incêndio de 100 a 420 mil rublos.
Se o incêndio começar por sua culpa, você será ameaçado:
- Por danos à saúde e à propriedade - uma multa de 4-5 mil rublos. (Código administrativo da Federação da Rússia, artigo 20.4),
- Por danos graves à saúde ou à propriedade - multa de 80 mil rublos ou prisão de até 3 anos (Código Penal da Federação Russa (conforme alterado em 31 de dezembro de 2017) Artigo 216),
- Se uma pessoa morreu devido a um incêndio - prisão de até 5 anos (Código Penal da Federação Russa (conforme alterado em 31 de dezembro de 2017) Artigo 216),
- O mesmo, mas a morte de duas ou mais pessoas - prisão de até sete anos (Código Penal da Federação Russa (conforme alterado em 31 de dezembro de 2017), artigo 216).
Instalar um capuz não o reconcilia com os bombeiros e vizinhos.
Incêndio em prédios residenciais é considerado uma violação da ordem pública e você precisa (e entrará em contato) com a polícia.
Bom senso
Na natureza, quase não há fumaça no churrasco. Então, uma névoa leve que se dispersa rapidamente. E parece que a varanda será semelhante. Mas isso não é verdade.
Este vídeo mostra claramente:
A fumaça se instala nas paredes, no teto e nos móveis da varanda e da sala, o que faz tudo com o cheiro de fogo e, se você acender o braseiro com frequência, tudo escurecerá e ficará esfumaçado.
Além da fumaça, o monóxido de carbono também é formado: se coletado em volume fechado, pode levar a envenenamento e morte.
Probabilidade de incêndio muito alta:
- A ignição de carvões geralmente é feita usando um fluido de ignição, cujo papel é inflamar tudo onde chega.
- Haverá faíscas, haverá pequenos carvões que caíram do braseiro e para onde eles irão, para você ou seus vizinhos, essa é outra questão.
- As varandas são tradicionalmente um lugar para coisas desnecessárias e roupas secas. Roupa seca e trapos velhos se acendem facilmente do carvão que escapou.
- O shish kebab é frequentemente combinado com uma bebida, e isso aumenta ainda mais o risco de incêndio em um apartamento ou apartamento vizinho.
Eu gostaria de acrescentar de mim mesmo: estamos acostumados a esse churrasco não é apenas comida deliciosa, é um elemento de relaxamento na naturezaquase um ritual. E em casa ... Afinal, a natureza, uma companhia alegre e o ar fresco são “especiarias” importantes para o churrasco.
Maneira legal
Já descobrimos que o carvão e até o churrasco a gás para uma varanda são um tabu. E não tem como?
A lei não será contra o eletromangal. Esta é a única opção de churrasqueira que pode ser usada na varanda.
Raramente alguém tem uma grande varanda. Geralmente, as varandas são pequenas e será irracional instalar modelos estacionários da churrasqueira elétrica. Uma boa solução seria um modelo portátil compacto, até dobrável.
Como alternativa aos espetos elétricos, você pode pegar uma churrasqueira a ar.
Se você decidir fritar o churrasco na varanda em uma churrasqueira elétrica, ainda assim não perca o contato com os vizinhos: se eles suspeitarem que algo está errado e não receberem respostas suas, poderão ligar para bombeiros e a polícia.
Tenha um bom descanso.
Em termos de legislação
Surpreendentemente, nem uma única norma legislativa ou regulamento municipal contém uma proibição direta da preparação de churrasco ou churrasco na varanda ou terraço.
Ao mesmo tempo, o Código de Ofensas Administrativas declara claramente que é proibido usar fogo aberto em instalações residenciais ou próximo a elas. Também é proibido fazer fogueiras perto de playgrounds e garagens.
Além disso, deve-se ter em mente que os padrões existentes foram estabelecidos quando braseiros e carvão prensado ainda não eram usados ativamente em nosso país; portanto, uma interpretação mais ou menos clara de se os braseiros são uma fonte de fogo aberto não pode ser encontrada em mais de um código e regulamentos.
No entanto, a polícia e os bombeiros têm todo o direito de proibir os proprietários de cozinhar churrasco na varanda.
Além disso, se houver evidências de que um incêndio foi disparado na varanda de um prédio residencial, os responsáveis por isso podem ser punidos com uma multa considerável. Mas você precisa entender que, do ponto de vista legal, uma pessoa precisa ser literalmente agarrada pela mão, ou seja, para pegá-la no momento em que faz churrasco na varanda. Se isso aconteceu, as consequências podem ser muito tristes:
- Se um incêndio é feito em um edifício residencial, a multa para indivíduos pode variar de 5 mil a 400.000 rublos,
- Se, devido a um incêndio em um bloco de chamas, ocorreu um incêndio e foi registrado um incêndio que levou a danos à propriedade de outras pessoas, então, de acordo com o Código Penal, as pessoas responsáveis por acender o fogo são punidas com trabalho correcional. Além disso, o tribunal pode decidir prender por vários meses ou restringir a liberdade,
- Nas situações em que um incêndio diluído na sala causou um incêndio no qual uma pessoa foi ferida ou pessoas morreram como resultado de um incêndio, uma pessoa culpada pode ser sentenciada à prisão por um período de 7 anos.
Definitivamente, podemos dizer que cozinhar espetinhos na varanda não é recomendado.
Além disso, o cultivo sistemático do fogo aberto afetará adversamente os materiais de acabamento da varanda e de todo o apartamento, porque eles escurecerão e perderão a aparência.
Segurança contra incêndio
Se você ainda decidir cozinhar kebabs na varanda, tente garantir a máxima segurança deste evento. No caso em que a varanda é completamente envidraçada e apenas uma ou duas janelas se abrem, é provável que todo o apartamento fique com fumaça, mesmo que a churrasqueira ou churrasqueira esteja localizada diretamente na janela.
Para cozinhar churrasco, varandas ou galerias abertas com janelas panorâmicas são mais convenientes.
Churrasco na varanda aberta.
Se o problema de troca de ar e eliminação de fumaça tiver sido resolvido, será necessário pensar no fogo correto. Recomenda-se usar apenas papel e carvão pressionado, e nada mais. Não vale a pena usar o fluido de ignição (é claro que é mais fácil com ele, mas deve ser abandonado devido a precauções de segurança).
Usar uma varanda coberta é mais difícil.
Bom para varandas são modelos de churrasco equipados com uma tampa com trava.
Com a operação, a fumaça na sala será muito menor. Além disso, no processo de acender e cozinhar o churrasco na varanda, você não deve usar muito papel, porque as cinzas provavelmente voarão com o vento, o que afetará negativamente a segurança contra incêndios.
Churrasco com tampa.
O uso de lenha e gravetos para acender e obter carvão é estritamente excluído.
Tal abordagem com 100% de probabilidade pode ser classificada como lareira em uma sala de estar. A multa por tal ato é bastante grande, como já mencionado acima.
Em que cozinhar churrasco?
Provavelmente, dado o tamanho das varandas em nossos prédios de apartamentos, você nem deve considerar a opção de instalar e instalar uma churrasqueira estacionária. Além disso, toda a estrutura da varanda é suportada em uma única placa de suporte, uma churrasqueira de pedra ou ferro fundido fornecerá uma carga significativa.
A melhor solução - o uso de churrasqueiras dobráveis ou portáteis e churrasqueiras na varanda.
No mercado atual, você pode encontrar muitos modelos de churrasqueiras que funcionam com eletricidade ou gás. Do ponto de vista da segurança contra incêndio, os dois tipos de modelos são permitidos para uso em instalações residenciais. Cozinhar churrasco na varanda usando modelos a gás levará muito menos tempo; no entanto, os dispositivos elétricos são muito mais fáceis de usar.
Para fazer churrascos na varanda, é melhor escolher modelos de mesa que não ocupem muito espaço, mas que tenham espaço de trabalho suficiente para acomodar um grande volume de carne. Além disso, as grades desse tipo são muito móveis - elas podem ser usadas tanto em ambientes internos quanto externos.
Se você não quiser usar a churrasqueira, é bem possível usar uma churrasqueira de metal na varanda. É muito mais leve que as opções de pedra, portanto, não sobrecarregará seriamente a placa de suporte. É ótimo se o braseiro tiver um tubo de escape de fumaça especial.
Onde reclamar dos vizinhos que constantemente fazem churrasco na varanda?
Se você não está interessado em fazer churrasco na varanda, ou se você leva em conta todas as recomendações e regras, mas seus vizinhos constantemente abrem fogo e fumaça da churrasqueira para o seu apartamento, esse é um motivo completamente razoável para impedir essa desgraça.
Antes de tudo, deve-se levar em consideração não o inconveniente, mas a segurança contra incêndio.
Levantando o fogo aberto e usando churrasqueiras, um churrasco em um prédio residencial é classificado como uma violação da ordem pública; portanto, é necessário entrar em contato com a polícia.
Deve-se ter em mente que os vizinhos, quando virem agentes da lei no desembarque, provavelmente removerão todos os vestígios de um incêndio; portanto, você precisará gravar o crime com uma câmera de vídeo e também contar com o apoio de terceiros (por exemplo, outros vizinhos).
Na sua declaração, não é necessário indicar o culpado específico, mas indicar que havia fumaça cáustica emanando da varanda do apartamento vizinho e que havia fogo aberto.
Talvez, antes de entrar em contato com a polícia, seja melhor conversar com as pessoas, pedindo que parem o fogo ou aconselhando sobre métodos adequados para cozinhar churrasco em casa.
Como proteger a si e aos outros o máximo possível?
Como já mencionado acima, cozinhar espetadas na varanda, em fogo aberto, é um empreendimento extremamente duvidoso que pode se transformar em sérios problemas (multa, desmontagem com vizinhos, responsabilidade administrativa e até criminal).
Definitivamente, se você quiser carne frita, é melhor comprar uma churrasqueira elétrica ou a gás, churrasqueira a ar ou churrasqueira elétrica.
O dispositivo de um churrasco para varanda contraria os padrões de construção e segurança contra incêndio, independentemente de seu design. É possível que, após várias reclamações dos vizinhos, o tribunal ou a polícia exija que eles sejam completamente removidos da varanda.
Se você mora no último andar ou tem acesso ao telhado do seu apartamento, o processo de cozinhar churrasco é um pouco simplificado. Ao mesmo tempo, não é categoricamente recomendado usar lenha e galhos para acender um incêndio e de todas as maneiras possíveis para evitar o fogo aberto. Se houver testemunhas disso, será aplicada uma multa necessariamente, mesmo que fogo, fumaça e cheiros não incomodem ninguém.
Churrasco na varanda: como equipar e é possível?
A vida na cidade traz às pessoas muitas comodidades e confortos, mas também impõe algumas restrições. Uma dessas restrições é a comunicação com a natureza, nem todos os moradores da cidade possuem casas de campo ou chalés; portanto, toda a comunicação com a natureza consiste em caminhar em um parque ou parque. Mas nesses lugares você não pode fazer um de seus passatempos favoritos - cozinhar em fogo aberto ou, simplesmente, fritar churrasco. Nos parques, isso é proibido. E então surge a idéia de fritar a carne na varanda. Mas é possível instalar um churrasco na varanda? O que é necessário para isso? Vamos descobrir.
Churrasco - um dos pratos favoritos
Shish kebab é conhecido desde os tempos antigos, muitos povos ainda têm uma tradição de cozinhar carne em fogo aberto. Essa tradição começou nos tempos pré-históricos, quando os animais mortos eram preparados no espeto. Então a carne começou a ser cortada em pedaços pequenos e frita usando palitos. Este método tornou-se muito popular entre os povos nômades da Eurásia, porque economizou tempo e madeira para fritar. E hoje, cozinhar carne em fogo aberto é um passatempo favorito de pessoas que escolheram a natureza. Floresta, fogueira, ar fresco e comida deliciosa - é quantas pessoas imaginam recreação ao ar livre. Isto é especialmente verdade para os residentes urbanos. Enquanto em escritórios abafados, muitos sonham com um piquenique ao ar livre, e um piquenique de churrasco não é um piquenique.
Onde posso cozinhar kebabs?
Obviamente, o principal local para cozinhar alimentos em fogo aberto ou carvão é o ar livre. Em uma lagoa, em uma floresta ou em qualquer outro lugar que você quiser. O principal é garantir a segurança contra incêndio, porque ao cozinhar churrasco, são utilizados fogo aberto e brasas. E na natureza, especialmente no final do verão, há muita grama e galhos secos. Se o fogo atingir eles, pode ocorrer um incêndio.
Os proprietários de suas próprias parcelas pessoais são muito mais fáceis de resolver o problema com um local para fritar. O churrasco pode ser frito no quintal, em uma plataforma especialmente equipada ou em qualquer outro lugar do local. Mas aqui é importante lembrar sobre segurança. As instalações para churrasco devem ser instaladas a pelo menos 10 metros do edifício mais próximo. E nas proximidades deve haver meios para apagar o fogo (caixa d'água ou extintor).
Mas e se você não tiver uma casa particular ou de campo, e a oportunidade de entrar na natureza não será tão cedo? E aqui você pode encontrar uma saída. Em qualquer área, mesmo densamente construída, você pode encontrar um canto para esses fins. Em casos extremos, você pode fritar o churrasco perto da entrada. Mas aqui o principal é coordenar as ações com os vizinhos, muitos não podem gostar desse empreendimento e, em seguida, a chegada da polícia, e uma multa é inevitável. Outro lugar para grelhar kebabs pode ser uma varanda. Mas existem algumas nuances - é proibido usar fogo aberto na varanda (como no próprio apartamento, com exceção do fogão). Como sair desta situação é descrito abaixo.
O que pode ser usado na varanda para cozinhar churrasco?
Apesar de muitos avisos e multas pesadas, o desejo de cozinhar churrasco ou churrasco na sua própria varanda não desaparece. O que pode ser usado para esses fins? Em primeiro lugar, você pode usar o churrasco elétrico. Em segundo lugar, você pode tentar um mini-churrasco especial para a varanda.
Fabricantes modernos oferecem uma ampla seleção de vários aparelhos elétricos para cozinhar churrasco ou churrasco. Esses dispositivos estão equipados com várias proteções e não causam incêndio. Além disso, a churrasqueira elétrica é a única maneira legal de cozinhar esse prato favorito em uma varanda ou varanda. Nem bombeiros nem vizinhos terão direito a um dispositivo desse tipo, porque o fogo aberto não é usado aqui, o que significa que um incêndio não ocorrerá. Além disso, esse churrasco não estraga a fumaça, o que não estraga o humor de seus vizinhos.
Por si só, os dispositivos elétricos para fritar carne são horizontais (como em uma churrasqueira comum) e verticais. O último dispositivo é um cilindro alongado. Na parte superior desse dispositivo, uma câmara de fritura com um dispositivo de aquecimento é instalada e, na parte inferior, existe um acionador para rotação de carne. Em um dispositivo horizontal, o elemento de aquecimento está localizado abaixo e os espetos com carne são girados manualmente, o que lembra mais o processo tradicional de cozinhar churrasco. A escolha de um dispositivo depende das preferências do comprador.
Mas não importa qual espeto elétrico você escolher, esse dispositivo é seguro para uso não apenas na varanda, mas também no apartamento. Afinal, o fogo aberto não é usado aqui. Você pode tentar usar uma mini grade para a varanda. Esses dispositivos estão presos ao parapeito da varanda e são pequenos em tamanho. Mas, neste caso, o fogo aberto ainda é usado, o que os bombeiros podem não gostar. Além disso, embora em pequenas quantidades, mas ainda há fumaça. E isso não é realmente como os vizinhos. Ao usar um mini-churrasco deve cuidar da proteção contra incêndio. Meios de extinção devem estar presentes nas proximidades. E o próprio braseiro não deve ser deixado sem vigilância.
Mas, apesar de todas as precauções, ao usar fogo aberto, existe uma alta probabilidade de incêndio. E isso pode levar a danos à propriedade e, portanto, a grandes custos de material. Sem mencionar o possível prazo real de prisão. Portanto, se houver um desejo irresistível de cozinhar churrasco em casa, é melhor usar churrasco elétrico ou churrasco.