Existem vários tipos de tinta para móveis, cada um com suas próprias propriedades. As tintas transparentes ajudam a identificar a estrutura natural da madeira e contêm aditivos de pigmento. Esta tinta tem boa permeabilidade ao vapor. Isso significa que será fácil remover a umidade da superfície dos móveis de madeira. Essa tinta deve ser escolhida se for planejado prolongar a vida útil dos móveis. Porque O fato é que a composição de tintas transparentes geralmente inclui ingredientes que atuam como um filtro ultravioleta. Assim, a luz solar contribui para a criação de propriedades protetoras contra a destruição, o que prolonga a vida útil do produto. O reprocessamento com tinta transparente pode ser feito em dois anos, enquanto as camadas anteriores não precisam ser removidas.
As tintas de dispersão acrílica estão se tornando cada vez mais populares. Seu uso permite que os móveis sejam resistentes a cores, intempéries e água. Além disso, a superfície adquire uma propriedade tão importante como a permeabilidade ao vapor, para que o elemento de madeira possa "respirar". Isso significa que a umidade é facilmente removida da superfície pintada. Após a aplicação da tinta na superfície, ela se torna resistente ao gelo devido à evaporação do solvente, o que também indica a vantagem adicional do material.
Se não houver como comprar tinta mais cara, você pode usar a opção alquídica. É amplamente utilizado no processamento de produtos de madeira, porque possui uma propriedade útil como repelente à água. Portanto, é especialmente bom usar esse tipo de tinta para processar móveis em condições de alta umidade. Nesse caso, você só pode pintar uma superfície bem seca, caso contrário, formarão bolhas.
Claro, você sempre pode escolher uma opção entre esmaltes e tintas tradicionais. Eles não são apenas fáceis de usar - são materiais de alta qualidade. No entanto, pinturas deste tipo não devem ser escolhidas se as crianças usarem os móveis ou se os proprietários tiverem problemas de saúde. O fato é que eles são bastante tóxicos, bem como risco de incêndio.
Se você planeja dar aos móveis uma certa cor com a ajuda da tinta, você precisa ser extremamente cuidadoso ao escolher. Em uma amostra em uma loja, a cor pode ser muito bonita, mas, na realidade, provavelmente será diferente. Por exemplo, se houver uma sombra brilhante na frente dos olhos, pode ser muito visível nos móveis ou na parede; se a sombra da amostra for pálida, o fundo colorido será perdido em uma sala mal iluminada. É aconselhável tirar algumas amostras de tinta da loja e testá-las com luz real.
Tintas acrílicas
As tintas acrílicas para móveis de madeira são baseadas em polímeros de ácido acrílico, cianoacrílico ou metacrílico. A composição é uma solução aquosa de acrilatos, praticamente inodora, seca rapidamente e não prejudica a saúde. Sua grande vantagem é o aumento da segurança contra incêndio, o que pode reduzir significativamente os danos materiais em caso de incêndio.
Os materiais aderem bem não apenas às superfícies de madeira, mas também a substratos semelhantes a madeira - madeira compensada, aglomerado e MDF. A maioria das tintas acrílicas para o processamento de móveis de madeira contém aditivos anti-sépticos que impedem a formação de mofo e fungos e, assim, prolongam significativamente a vida útil dos produtos.
Na loja online TBM-Market, você pode encontrar uma grande variedade de tintas à base de acrílico e escolher uma opção aceitável para si a preços competitivos.
Tintas alquídicas
A tinta alquídica é conhecida por sua alta hidrofobicidade, que garante seu amplo uso na pintura de superfícies de madeira. O principal componente da composição é o verniz alquídico, que é misturado com um solvente, cargas e outros aditivos. Na maioria das vezes, o verniz pentaftálico constituído por resina espessa, glicerina, resina e óleos vegetais é usado na fabricação dessas tintas para móveis de madeira.
As principais vantagens do material incluem:
- boa permeabilidade ao vapor
- resistência à umidade
- secagem rápida
- grande variedade de tons,
- baixo custo
Revestimentos acrílicos
O material mais comum para decorar móveis é a tinta à base de acrílico de secagem rápida. Não possui odor pungente, não emite fumaça tóxica, não provoca incêndio. A composição é adequada para processar todas as superfícies, incluindo madeira. As tintas acrílicas aderem bem à base, incluindo OSB, aglomerado e placas de MDF. Isso permite pintar objetos sem aplicar primeiro uma cartilha.
A tinta é sempre branca. Para obter o tom desejado usando pigmento colorido adicionado à base. Muitos materiais decorativos contêm componentes antifúngicos que impedem a propagação do mofo.
Isso prolonga a vida útil dos móveis. Na loja de ferragens, você encontra tinta acrílica com propriedades repelentes à sujeira e à água. Esses aditivos facilitam a limpeza de superfícies de madeira.
Tinta látex
Acredita-se que os objetos de madeira sejam melhor pintados com uma composição de óleo. O produto tem um odor desagradável, razão pela qual é necessário trabalhar na rua. Restaurar móveis em casa não é recomendado. Agora você pode se recusar a usar revestimentos a óleo, porque a emulsão de látex mais segura tem propriedades semelhantes.
As principais vantagens desse produto são:
- Penetração profunda. A tinta é absorvida pela espessura da madeira, formando um filme resistente à umidade. Evita a destruição da base quando a limpeza é molhada.
- Permeabilidade ao vapor. O filme de látex não é coberto por bolhas, enquanto passa bem pelo ar.
A emulsão é sensível aos efeitos de baixas temperaturas; portanto, os móveis tratados com este produto não podem ser usados ao ar livre.
Líquidos solúveis em água
Os revestimentos dispersos em água e os produtos que contêm resinas poliméricas estão se tornando cada vez mais populares. Isso ocorre devido à presença de um grande número de qualidades positivas:
- alta velocidade de secagem
- segurança (a tinta não emite fumaça tóxica; portanto, pode ser usada para decorar móveis em quartos de crianças),
- resistência à água e permeabilidade ao vapor do revestimento acabado,
- uma variedade de tipos (as tintas são foscas ou brilhantes, cobrem ou translúcidas),
- a conveniência de tingir (usando um pigmento em uma base branca, eles dão uma sombra de qualquer intensidade),
- resistência do revestimento seco a baixas temperaturas.
A última propriedade é considerada a mais importante. Os objetos pintados são resistentes ao frio; no entanto, a composição em si não pode ser armazenada em ambientes sem aquecimento. Ao congelar, a estrutura da emulsão é perturbada.
Revestimentos transparentes
Esta categoria inclui vernizes, ceras, manchas e azul. Os meios são transparentes ou coloridos.
Eles têm as seguintes propriedades:
- deixe a textura de madeira visível, enfatizando a beleza do material natural,
- forneça a evaporação da umidade de uma superfície de madeira,
- proteger os móveis contra queimaduras quando expostos à luz solar.
Se você precisar repintar móveis de madeira novos, é recomendável usar verniz ou impregnação.
Processados por esses meios, os objetos se encaixam bem no interior clássico. Ao reprocessar, a remoção da camada antiga não é necessária. Ao usar materiais de cobertura, é necessária uma preparação preliminar da superfície.
Esmalte orgânico
Esses fundos foram usados no passado, agora eles estão tentando recusá-los.
Isso ocorre devido aos seguintes recursos da pintura, complicando o processo de coloração:
- toxicidade
- perigo de incêndio
- odor desagradável acentuado que persiste por vários dias após a secagem do revestimento.
Esmaltes orgânicos têm vantagens. Primeiro de tudo, é um preço baixo. Os esmaltes são mais baratos que as tintas acrílicas e à base de água. A composição forma um forte filme repelente à água, para que os móveis pintados possam ser operados em condições de alta umidade.
No entanto, o revestimento não permite a passagem do ar; portanto, objetos de madeira crua não podem ser pintados com esmalte orgânico.
Tinta de silicone
Combina as seguintes vantagens das resinas de silicone e acrílico:
- resistência à abrasão, umidade
- permeabilidade ao vapor
- elasticidade aumentada, ajudando a preencher rachaduras profundas em uma superfície de madeira,
- cor persistente que não muda com o tempo,
- sem bolhas no revestimento acabado,
- resistência à poluição.
A tinta à base de água de silicone é o material de acabamento mais durável que não apresenta odor pungente. A desvantagem é o alto custo.
Que tinta é melhor escolher dependendo da sala
Recomenda-se decorar móveis de cozinha e infantil com tintas acrílicas ou de dispersão em água seguras. Látex adequado para manusear itens em salas sanitárias. LKM deve conter aditivos antifúngicos. O revestimento dos móveis de cozinha deve repelir sujeira e graxa - isso facilitará a limpeza da sala. Para o tratamento de corredores, são utilizados materiais de látex acrílico resistentes à abrasão.
Instruções passo a passo
Depois de decidir qual tinta os móveis serão processados, execute as seguintes ações:
- Retire o revestimento antigo. Para fazer isso, use uma lavagem de carro, aplicada com um pincel em toda a superfície. Cantos e outros locais de difícil acesso são processados com cuidado especial. Deixe a composição secar e remova a tinta com uma espátula.
- Raspe os restos do revestimento com uma escova de aço. A superfície é tratada com lixa. O moedor ajuda a acelerar o trabalho. Após o processamento, a madeira é limpa com um pano úmido, removendo a poeira.
- Preencha rachaduras e inchaços. Depois disso, o rejunte é aplicado, a base é preparada. Superfícies lisas não precisam dessa preparação.
- Os móveis começam a ser pintados pelas partes laterais. Você precisa pintar rapidamente, caso contrário haverá manchas ou pingos. Tendo processado os lados, eles se movem para grandes superfícies. A tinta é aplicada com um rolo ou um pincel largo.
- Seque a camada por meia hora. O recipiente com a composição está fechado neste momento, o pincel é embrulhado em filme plástico. Inspecione as superfícies pintadas quanto a defeitos.
- Uma segunda camada é aplicada da mesma maneira. Se a tonalidade da tinta for uniforme, o trabalho será concluído. Menos comumente necessária é a formação de uma terceira camada. Para obter brilho, os móveis podem ser envernizados.
Sutilezas e dicas para pintar móveis
A aplicação correta da composição na superfície é facilitada pelo cumprimento das seguintes regras:
- Para remover o revestimento antigo, use lavagens tipo gel. Ao contrário do líquido, eles mantêm-se bem na superfície, dissolvendo o material.
- Durante a pintura, use um respirador que proteja o sistema respiratório de vapores tóxicos.
- Para remover os restos do material de acabamento de grandes superfícies usando uma espátula larga, nas laterais e nas extremidades - uma escova de ferro.
- Pintar móveis é recomendado por um rolo de veludo. Os compostos acrílicos são melhor aplicados quando aplicados com um pincel de arte.
A desmontagem de elementos móveis removíveis facilita o trabalho de pintura. Para montar o item adequadamente após a restauração, é recomendável tirar uma foto da localização dos acessórios, gavetas e portas.
Âmbito de aplicação
Variedades de tintas para móveis são suficientes para não se limitar apenas a pintar ou restaurar móveis de madeira. Você pode repintar o produto com o revestimento já aplicado ou fazer o acabamento primário do material. De qualquer forma, é importante garantir que a superfície de trabalho seja perfeitamente plana. Antes da pintura, é necessário eliminar os defeitos com massa de vidraceiro, após o que o móvel deve ser lixado e preparado.
Dependendo da tinta escolhida pelo mestre, você pode alterar a aparência de todo o produto. Ao pintar móveis de MDF em casa, você pode usar tintas epóxi, poliuretano, nitrocelulose. Composições de coloração com igual sucesso são usadas para móveis raros e modernos. Você também pode pintar os móveis de aglomerado com suas próprias mãos, envelhecidas artificialmente.
Uma variedade de efeitos obtidos com a aplicação de uma camada de tinta ou verniz oferece ao designer muitas possibilidades:
- A aplicação de várias camadas de verniz incolor dará aos móveis uma cor de madeira natural com um tom amarelado,
- Você pode alterar radicalmente a cor devido à pintura do painel de partículas, enquanto a estrutura da superfície ficará visível e permanecerá inalterada,
- Você pode aumentar o nível de brilho dos móveis usando verniz incolor em móveis já pintados - a cor em si permanecerá inalterada. Outra técnica popular é o uso de verniz brilhante para móveis de madeira pintada com acabamento fosco. Essa técnica permite alterar bastante a aparência do assunto,
- Dependendo da tinta ou verniz escolhido, bem como ao selecionar o número de camadas, você pode obter muitas opções para a aparência da madeira. Se inicialmente a superfície do objeto era incolor, usando tinta inodora, você pode dar à árvore a aparência de um pinheiro ou lariço. Mais saturadas são as cores de mocha ou mogno. Tons de nogueira, faia e carvalho são considerados escuros.
Variedades
Ao procurar tinta para móveis infantis, preste atenção às condições de uso e não às preferências pessoais. O fator básico é o tipo de superfície, pois para móveis de metal e madeira existem tintas e vernizes próprios e separados. As mais populares são as tintas acrílicas, pois sua composição é ambientalmente neutra. Isso permite que você use tinta em qualquer ambiente. Após a evaporação do líquido, um filme elástico se forma na superfície tratada. A composição da tinta inclui um polímero, que fornece aderência de alta qualidade da tinta e da superfície, bem como um corante poliacrílico de fração fina.
As cargas são responsáveis pelo nível de brilho e embotamento. Como a madeira requer proteção, cargas antibacterianas são adicionadas à tinta. Também existem aditivos dos quais dependem a densidade e o tempo de cura da tinta. A tinta acrílica é boa, pois pode ser removida até que esteja completamente congelada. Como limpar a tinta? É melhor usar água morna e uma esponja. As tintas acrílicas são quase o único material que permite que a umidade evapore, mas não passa por ela. Acontece que a superfície dos móveis respirará. Não importa com que intensidade a tinta será usada, pois a fixação da cor dura décadas. Não há necessidade de pensar em como remover o cheiro da tinta, já que as tintas acrílicas praticamente não a possuem. Isso significa que os móveis podem estar em qualquer ambiente, mesmo sem ventilação. Também vale a pena mencionar sobre tipos de tinta como:
- Guache e aquarela - eles podem pintar móveis. Eles podem ser usados exclusivamente como material para coloração artística. Para o principal substrato de segundo plano, é melhor usar outros tipos de ferramentas. Das propriedades do material pode-se notar a dissolução na água e o desbotamento ao sol. Os móveis impressos devem ser mantidos afastados da água e da luz solar. Lave a tinta é bastante simples. A vantagem pode ser considerada o preço relativamente baixo do material, para que você possa experimentar,
- Note-se tintas e esmaltes em solventes orgânicos - eles podem ser combinados em um grupo. As tintas a óleo estão desatualizadas, pois não duram muito tempo na superfície. O prazo médio é de aproximadamente 3-5 anos. Mas as tintas a óleo dão um brilho de alta qualidade,
- Para fachadas de móveis, o esmalte automotivo (tinta em latas de spray) pode ser adequado. Deve ser usado se a fachada for de plástico ou metal. A pintura do carro não é recomendada para móveis de madeira.
- As tintas também podem incluir vernizes e impregnações, pois podem alterar a aparência do item. Impregnações e aditivos para tingir já são usados em uma superfície pintada, quando é preciso dar uma aparência especial. Quanto aos vernizes, eles, como tintas, podem ser óleo, acrílico, nitrocelulose. E impregnação e vernizes só podem ser usados se os móveis forem de madeira. Eles penetram profundamente na estrutura da árvore, protegem as fibras de madeira das pragas,
- As tintas à base de água à base de silicone são inodoras; além disso, podem ser usadas para reparar rachaduras. O revestimento permanecerá por muito tempo, mesmo se os móveis estiverem em uma sala com um alto nível de umidade,
- Quanto à tinta de emulsão aquosa à base de látex, suas propriedades podem ser comparadas à tinta a óleo. Mas, ao mesmo tempo, não tem um cheiro pungente. Essa tinta só pode ser usada em salas quentes, pois a baixas temperaturas o revestimento pode começar a rachar,
- As tintas alquídicas não reagem à umidade de maneira alguma e custam uma ordem de magnitude inferior aos materiais à base de água. Esse revestimento não terá uma vida útil longa, uma vez que o filme terá uma espessura não superior a 0,1 mm.
Se o acrílico não for adequado, você poderá escolher tintas de giz. A receita de giz envolve o uso de uma mistura de acrílico ou látex - ela servirá de base. Como fixador, gesso ou rejunte para juntas estreitas podem atuar. Também é adicionada água à mistura. Como fazer tinta de giz? Normalmente, as proporções de água e o elemento de fixação são de um para um, e a tinta é adicionada à vontade.
O significado de criar tinta de giz é que o material é único em sua versatilidade - a tinta de giz fica em qualquer superfície com a mesma qualidade. Pode ser usado para aglomerado e para qualquer outra superfície. A tinta pode ser usada sem preparação preliminar da superfície.
A escolha de cores para móveis de madeira
Ao escolher a tinta para móveis de madeira natural, as necessidades do resultado final da mancha devem ser levadas em consideração. Se for necessário preservar a nobre textura da árvore, são utilizados materiais incolores que deixam um belo padrão amadeirado à vista. As tintas coloridas permitem pintar móveis em qualquer tom desejado e, assim, obter uma combinação espetacular de itens de interiores com o design da sala.
Se você precisar processar rapidamente a superfície sem uma preparação complicada para a pintura, a tinta acrílica será a melhor opção. Está disponível em latas ou latas, portanto, possui um custo econômico e é aplicado exatamente no local necessário. Para obter uma superfície fosca, a tinta a óleo é usada para móveis de madeira e, para proteção contra a umidade, uma composição alquídica é mais adequada.
Fatores que influenciam a escolha da cobertura
Se for necessário restaurar móveis antigos, muitos consumidores enfrentam o problema de escolher a tinta certa. Uma grande variedade de produtos com diferentes características técnicas nem sempre permite escolher a composição correta e mais ideal. Para que os produtos de madeira sejam protegidos com confiabilidade e durem muito tempo, ao comprar material, você deve prestar atenção aos seguintes fatores:
- Condições de operação - se itens de interior forem usados em salas úmidas, é necessário comprar tinta resistente à umidade para móveis de madeira.
- Espécies de madeira - a madeira de lei é geralmente usada para a fabricação de móveis leves; as variedades de coníferas são mais frequentemente usadas em armários e armários maciços.
- Métodos de preparação da superfície - a escolha é feita com base na possibilidade de pintar os móveis novamente e em como a preparação da base será realizada.
Se você não tiver a opção de pintar, ao entrar em contato com o mercado TBM, nossos especialistas fornecerão conselhos detalhados sobre qualquer produto e ajudarão você a escolher o material de acordo com suas necessidades.
Usando tinta para móveis de madeira
Apesar da rica variedade de tintas para móveis de madeira, as formulações à base de água são a melhor solução. Com a ajuda deles, você pode criar um revestimento durável e resistente ao desgaste que não se espalha quando aplicado e não deixa riscos. Os materiais são vendidos em cores diferentes, mas se você precisar obter um tom claro, basta diluir a tinta adquirida com água.
Se você deseja que a textura natural da madeira seja visível nos móveis, cubra a base com uma mancha ou mancha antes de pintar. É melhor usar um mordente, pois proporciona um efeito mais natural e contém um grande número de taninos, que proporcionam excelente adesão à base.
O uso de tintas para móveis de madeira requer a disponibilidade de ferramentas e suprimentos necessários para o tratamento de superfície:
- escovas de várias larguras
- rolo
- fita adesiva
- luvas para proteger a pele das mãos.
Preparação para pintura
Antes de começar a manchar os móveis, é necessário prepará-los cuidadosamente para os próximos trabalhos. Para começar, remova todas as alças, dobradiças, gavetas, portas e elementos articulados dos armários. Além disso, a preparação para a aplicação de tinta em móveis de madeira é realizada em várias etapas:
- Para obter acesso direto à madeira, o verniz, graxa, cera ou tinta velha é removida da superfície. Para fazer isso, use uma lixa grande, que "lixe" a base ao longo das fibras de madeira.
- Após a limpeza, o pó é removido dos móveis. É melhor fazer isso com um pincel, pois os panos podem entupir os poros.
- Os locais inacessíveis são tratados com uma lixa fina e o pó é novamente limpo com uma escova.
- O último passo antes de aplicar a tinta para o refinamento de móveis de madeira é limpar a sala em que a pintura será realizada. Em conclusão, você precisa limpar os móveis preparados com um pano úmido e começar a decorar.
Como pintar móveis
Para que o revestimento seja de alta qualidade e uniforme, é melhor iniciar o processamento de móveis com tinta pelas laterais. Para fazer isso, use um pincel fino, que pinte com precisão os cantos e seja difícil chegar a lugares. Depois de terminar as paredes laterais, você pode começar a manchar a superfície frontal, para a qual é aconselhável usar um rolo de veludo.
Primeiro, é aplicada uma primeira camada de tinta para móveis de madeira. Para obter um revestimento liso, trabalhe rapidamente até o material secar. Para aplicar uma segunda demão, você deve esperar a primeira secar. Se as manchas permanecerem durante o processamento inicial na base, elas serão removidas com uma esponja de esmeril especial.
A segunda camada é aplicada de maneira semelhante à primeira. Se houver elementos complexos nos móveis, eles deverão ser pintados separadamente, destacando a área de trabalho com fita adesiva. Após a segunda camada secar, é desejável selar a tinta com verniz ou selante. Essa composição não apenas protege o revestimento contra arranhões, mas também proporciona brilho e aparência mais estética.
Para envernizar o produto em cima da tinta para pintar móveis de madeira, é melhor usar verniz acrílico. Para envernizar, a composição é despejada em um pequeno recipiente, em seguida é retirada uma esponja de espuma, imersa em verniz, espremida levemente e passada sobre a superfície. Após a primeira demão secar, uma segunda demão é aplicada.
A restauração é uma tarefa simples que dará vida aos móveis antigos. O principal é escolher uma boa tinta, o que ajudará a economizar o orçamento da família na compra de móveis novos.
O que é isso
Para um apartamento, você precisa de tinta que seca rapidamente e sem odor
No momento, nas lojas, existe uma variedade de tipos de produtos de tinta e verniz, que são divididos de acordo com os sinais externos e o escopo de uso. Além de tintas e vernizes, na parte frontal de produtos de madeira existem várias impregnações e primers. Sua escolha e aplicação corretas permitem obter uma cobertura completa e de longo prazo. Observe que esse resultado é quase impossível de alcançar com manchas comuns ou meticulosas.
A composição do primer fornece penetração na estrutura do material e seu fortalecimento
Os fabricantes produzem, além dos principais produtos, e materiais relacionados - primers e misturas de nivelamento. As instruções são sempre anexadas à mercadoria, que diz como preparar a superfície antes de terminar a pintura. Acontece que as tabelas mostram meios especialmente projetados para preparação.
Externamente, as tintas são divididas nos seguintes tipos:
- Meios que têm uma estrutura transparente são agentes de verniz, azul e impregnação. O fato de conterem pigmentos diferentes torna possível enfatizar a estrutura natural da árvore. Esses produtos têm boa permeabilidade ao vapor, e é por isso que o líquido do material processado evapora facilmente. Normalmente, esses revestimentos têm substâncias que protegem contra raios ultravioletas. Portanto, a árvore não entra em colapso ao sol e o período de uso aumenta. O processamento secundário é realizado após alguns anos e a camada inicial de remoção não requer.
Conservantes de madeira ecológicos
Tinta acrílica à base de água para uso interno
Para uma nota. Não congele a tinta acrílica, isso levará à sua inadequação ou a maioria das propriedades será perdida.
- Quando começaram a produzir tintas para móveis de madeira inodora, onde a água era usada como solvente, as tintas e vernizes comuns se tornaram menos procurados. Mas isso não significa que eles pararam de comprá-los. Eles também são usados em trabalhos de reparo devido à qualidade do revestimento, que são simples e convenientes de usar. Existem várias desvantagens importantes - elas são tóxicas e combustíveis. Dos esmaltes opacos, usados como base de solventes orgânicos, o alquídico, o cloreto de vinila e o poliuretano são muito procurados.
Esmalte alquídico à prova d'água universal para uso interno e externo
As formulações de óleo têm boa adesão à madeira, mas as superfícies pintadas com essas formulações tornam-se não respiráveis
Vamos ver o que está incluído nas cores:
Acrílico | As resinas acrílicas são tomadas como base, quando a tinta seca, escurece. Suas vantagens: inodoro, seca rapidamente, resistente a produtos abrasivos, umidade, ultravioleta. Ideal para plano fosco e semi-fosco. Adequado para todos os tipos de trabalho. |
Emulsão de água | A estrutura inclui emulsões aquosas de polímeros. Ampla gama de cores ecológica, permeável ao vapor, adequada para muitas superfícies. Eles não diferem em resistência, a poluição aparece com o tempo. A melhor opção é uma emulsão à base de água à base de resinas acrílicas. Se você adicionar látex, ele adquire resistência à umidade. A superfície tratada com essa tinta pode ser lavada com freqüência. |
Silicone | A base inclui resinas de silicone especiais. Eles são considerados os melhores, portanto, seu preço é bastante alto. Permeável ao vapor, mas não se molhe. Devido ao fato de permitirem a passagem do dióxido de carbono, endurecem facilmente e são flexíveis. |
Variedade de tintas à base de água
Os benefícios da tinta acrílica
Tinta acrílica segura adequada para móveis de madeira
As tintas acrílicas são muito procuradas e por boas razões - elas têm muitas vantagens.
- Eles se distinguem pela excelente adesão à madeira.
- Em muitos tipos de tintas, são adicionadas substâncias anti-sépticas para impedir a formação de fungos e bolores, aumentando a vida útil dos produtos de madeira, além de aditivos repelentes à água e à sujeira, o que simplifica bastante a manutenção de móveis pintados.
- Um esquema de cores rico, isso permite que você realize qualquer ideia de design.
Variedade de cores de tintas acrílicas
Tinta acrílica super resistente para madeira
Tinta à base de água à base de látex
A tinta látex penetra profundamente na estrutura da superfície de madeira e cria um filme à prova d'água
A maioria tem certeza de que uma tinta de alta qualidade em uma superfície de madeira pode ser feita com tinta a óleo. Mas cheira muito, o que pode causar alguns danos à saúde. Poucas pessoas sabem que um efeito semelhante pode ser alcançado usando emulsões aquosas à base de látex. Ela penetra facilmente na árvore e forma um filme à prova de umidade. É assim que a tinta à base de água forma um revestimento que pode ser facilmente lavado - apenas limpe-o com um pano úmido.
Uma vantagem indubitável desta tinta é o fato de a camada aplicada passar ar durante a secagem, o que impede a formação de bolhas na superfície. Dos pontos negativos, podemos distinguir que rachaduras podem aparecer a baixas temperaturas. Nesse caso, o mobiliário localizado na sala, que é repetidamente exibido na estação fria, é melhor não ser pintado.
Tinta lavável à base de látex lavável
Tinta à base de água de silicone
A tinta à base de água de silicone é considerada um dos revestimentos mais duráveis que não apresentam odor pungente
Esse tipo de revestimento é baseado em um copolímero acrílico e silicone, com o qual essa tinta, quando comparada ao látex e acrílico, possui as seguintes propriedades:
- Não é apagado por um longo tempo, resistente à umidade,
- permeável ao vapor de água
- tem elasticidade
- resistente ao mofo e bolor,
- não fica amarelo com o tempo,
- não sujeito a rachaduras e inchaço,
- resistente à poluição.
A emulsão de silicone é o revestimento mais resistente, não há odor pungente. Na maioria dos casos, essa tinta é usada para pintar a frente dos edifícios, mas também para pintar e móveis para aumentar sua vida útil, especialmente se eles estiverem localizados em salas com alta umidade. Uma desvantagem significativa dessa tinta é um preço significativo equivalente, dada a sua alta qualidade e durabilidade, posteriormente todos esses custos serão justificados.
Tinta para fachada à base de silicone
Como escolher um fabricante
É melhor dar preferência a produtos de fabricantes conhecidos
Não se esqueça, escolhendo uma tinta, de que você precisa aderir à melhor combinação de propriedades e valor. Não há necessidade de comprar produtos baratos, para que depois você não precise refazer tudo. É melhor comprar um produto de revestimento de fabricantes cujos produtos tenham muitas boas críticas. O mercado russo apresenta tintas para móveis de madeira de alta qualidade, inodoras. As marcas mais populares são: "Teknos", "Dulux", "Tikkurila", "tintas de Leningrado".
Tintas Teknos para várias superfícies
Tirando uma conclusão do exposto, pode-se afirmar que é melhor pintar móveis de madeira em uma sala com meios que não cheiram. Emulsões feitas de componentes naturais são adequadas para isso, mas a opção ideal é silicone, acrílico, látex. A escolha é sua, mas, indo à loja para obter um meio de cobertura, escolha os produtos de fabricantes respeitáveis.
Impregnação de base orgânica para trabalhos de interior em superfícies de madeira da Dulux
Como escolher o certo
É importante conhecer as vantagens e desvantagens de todos os tipos de tintas compatíveis com as superfícies de madeira.
Ao comprar tintas para cobrir móveis de madeira, não se esqueça dos seguintes pontos.
- Quais são as condições operacionais dos móveis, onde estão localizados?
- Para trabalhar no banheiro, você precisará de uma tinta resistente à umidade; se estiver pintando móveis de cozinha, o revestimento deverá ser resistente às diferenças de temperatura e não ter cheiro.
Tinta para banheiro e cozinha látex super lavável resistente à umidade
Móveis ecológicos com revestimento inofensivo para crianças
Móveis de pinho, bétula, faia e carvalho
Para obter revestimentos lisos, é necessário moer cuidadosamente a superfície antes de pintar
Todos os revestimentos usados para madeira devem ser ecológicos.
Restaurar peças obsoletas de móveis pintando não é um negócio desinteressante e divertido, nem benéfico. Dessa forma, você pode dar uma segunda vida aos objetos que durarão muitos, muitos anos. Além disso, você economizará dinheiro significativamente.
Tintas de alta qualidade para móveis de madeira